Evento debate as tendências na Comunicação em tempos de pandemia

    O mundo não é mais o mesmo e a pandemia de coronavírus veio sublinhar isto. Nós, nossas práticas comunicacionais e nossos campos profissionais acompanham todo este processo que este ano nos impôs. Atenta a este panorama, os cursos de Comunicação Social da Faculdade Estácio, a frente a Liga da Comunicação, promove virtualmente o “QuarAntenados”, nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26).

    O evento contará com uma série de debates inovadores para pensar o presente e o futuro do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda, em que só as pessoas realmente antenadas seguirão com destaque, ainda que em quarentena.

    Segundo a coordenadora dos cursos de Comunicação, professora Arcângela Sena, “fazer um evento como este, totalmente remoto, encerrando um semestre desafiador, é importante em todos os sentidos. A programação mostra o quanto, nós da Liga da Comunicação, nos preocupamos em promover uma educação dinâmica e conectada com os avanços e transformações da sociedade”.

    O “QuarAntendados” também é uma prévia para o Congresso Regional de Ciências da Comunicação, o Intercom Norte,  (https://www.instagram.com/intercomnorte/), o maior evento da área na região. Ele será realizado de forma remota em outubro e, em 2021, presencialmente na Estácio.

    Ainda de acordo com Arcângela Sena, “a intenção é proporcionar aos nossos alunos e à comunidade em geral se sentirem atraídos e desafiados pelos temas abordados nos dois dias de evento, com reflexões sobre os novos paradigmas que o campo comunicacional nos apresenta, pensando a área da economia criativa com um olhar completamente fora da caixa, buscando perspectivas outras que promovam empreendedorismo profissional e formas de interagir com o outro, a partir de novas adaptações”. O evento será realizado pela plataforma Teams e é aberto a comunidade.

     

    PROGRAMAÇÃO

    A programação do evento reúne profissionais egressos da Estácio e grandes nomes da Comunicação no Pará e também do Brasil. O grande destaque é Felipe Pena, jornalista, psicólogo, roteirista e professor, que possui 16 livros publicados.

    Pena é doutor em Literatura pela PUC, com pós-doutorado em semiologia da imagem pela Sorbonne III, em Paris. Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF), já foi sub-reitor da Universidade Estácio de Sá, diretor da Rede Globo e comentarista do Estúdio I, na Globonews. Atualmente, é colunista no Jornal Extra, do Rio de Janeiro.

    Veja a programação completa:

    >>> 25-06-2020

    – 9h: “Empreendedorismo digital e economia criativa”, com Isadora Vale (publicitária, facilitadora de projetos inovadores no setor público e privado, especialista em inovação e estratégia empresarial e co-fundadora da Inovaê Gestão).

    – 11h: “Criatividade e empreendedorismo na era da hiperinformação”, com Davison Pimentel (publicitário, designer de interiores e CEO da Incoviteira)

    – 19h: Conexões e entretenimento na rede”, com Leonardo Barbosa (publicitário, diretor de Sampleados e CEO da Agência Platô Entretenimentos)

    – 20h30: “Comunicação em tempos de fake News: como reagir?”, com Felipe Pena

    >>> 26-06-2020

    – 9h0: “Instagram e as estratégias de utilização: #engajamento”, com Jefferson Cunha (jornalista, social media evaluator, Facebook)

    – 11h40: “O mercado da comunicação corporativa hoje”, com Cleide Pinheiro (jornalista, empresária, diretora da Temple Comunicação)

    – 19h: “Economia criativa – novos caminhos para negócios”, com Maria Alice de Faria Nogueira (publicitária, jornalista, doutora em História, Política e Bens Culturais, no Cpdoc/FGV-RJ e Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio Publicitária e Jornalista. Professora na Universidade Estácio de Sá-UNESA).

    – 20h30: “Mercado fonográfico na era digital – branding na pós pandemia”, com Léo Tavares (designer de marcas / empreendedor / designer gráfico); Antônio Oliveira (publicitário e músico) e Dona Sandra (publicitário, ator e Drag Queen).

    COMPARTILHAR