Vacina Meningocócica ACWY fará parte do calendário de imunizações da rede SUS

    A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informa que a partir da segunda-feira, 25, a vacina Meningocócica ACWY, direcionada para adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos, fará parte do calendário de rotina de imunizações da rede SUS (Sistema Único de Saúde) e estará disponível nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da capital.

    Os adolescentes, acompanhados pelos pais ou responsáveis, devem procurar as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos da carteira de vacinação, para que a vacina seja administrada. A dose deve ser aplicada independentemente de o jovem ter recebido anteriormente a vacina Meningocócica tipo C, que passará a ser administrada somente para crianças menores de cinco anos.

    A doença Meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode causar a meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). Esses dois tipos de infecções são graves e podem levar à morte.

    COMPARTILHAR