Prefeitura apresenta esquema de dispersão de brincantes no desfile oficial de Belém

    A avenida Pedro Miranda já está sendo preparada para a dispersão dos brincantes do Carnaval Oficial de Belém, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. A Prefeitura de Belém, por meio da por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém, realizou na noite de segunda-feira, 10, na Aldeia Amazônica, uma reunião para mostrar a nova estrutura de dispersão dos brincantes das agremiações carnavalescas.

    A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e a Guarda Municipal de Belém (GMB) irão atuar juntamente com a equipe da Fumbel, responsável pela organização do carnaval, durante todas as apresentações das escolas de samba.

    Esquema – A dispersão dos brincantes das escolas de samba, que antes era feita pela travessa Lomas Valentinas, agora será pela avenida Pedro Miranda.  Os carros alegóricos e a bateria seguirão direto pela via, facilitando o embarque dos brincantes. Ainda na travessa Lomas estarão os caminhões baús para o embarque dos instrumentos da bateria das escolas de samba, agilizando assim o tráfego.

    Outra novidade é a ampliação da dispersão, melhorando o espaço para quando a agremiação chegar. Durante a reunião foram apresentados as cabines dos julgadores e os módulos onde eles ficarão.

    A SeMOB estará com 150 agentes de trânsitos, de educação e de transportes para ajudar no auxílio de informações sobre a interdição das vias. “Nos três dias, nós teremos uma escala de 50 homens por dia atuando na Aldeia. As operações serão em conjunto com a Guarda Municipal”, ressalta o diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas.
    Segurança – A Guarda Municipal montou um esquema de segurança para atender a demanda do carnaval. Como em todos os anos, agentes de segurança já começam atuar, desde os ensaios técnicos. Com viaturas operacionais, a Guarda Municipal vai estar junto com a SeMOB, isolando algumas vias e os ste bloqueios de vias, assumidos pela Guarda Municipal, proporcionando tranquilidade ao ensaio técnico e ao desfile oficial.

    O inspetor de planejamento operacional da Guarda Municipal de Belém (GMB), Carlos Antônio, explica que de nos dias 14, 15 e 16 haverá um efetivo de 350 servidores, em dois turnos, atuando em todo o entorno da Aldeia Amazônica, principalmente na área interna. “Todo esse esquema é para que todos curtam um carnaval de maneira tranquila e segura”, disse.

    O inspetor ressalta ainda, que qualquer situação nas imediações da Aldeia, a população pode entrar em contato pelo número 153, cujo contato será direto com as viaturas da GMB que estarão nas ruas.

    COMPARTILHAR