Prefeito Zenaldo Coutinho visita obras do Hospital Veterinário, no Tapanã

    Após a reinauguração da unidade de ensino Escola Municipal de Educação Infantil Professora Angélica do Carmo Santos Paiva, no bairro Benguí, o prefeito Zenaldo Coutinho se deslocou até o bairro Tapanã, e lá visitou as obras do futuro Hospital Público Veterinário Dr. Vahia, o primeiro da modalidade na região norte do País, nesta quarta-feira, 12.

    De acordo com Zenaldo Coutinho, até o final do primeiro semestre deste ano, o hospital destinado o atendimento de cães e gatos, será entregue à população. O chefe do poder executivo vistoriou a estrutura a ser erguida e esclareceu algumas dúvidas com a equipe de engenheiros sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Zenaldo estava acompanhado do titular da Sesma, o médico Sérgio de Amorim, além dos vereadores Mauro Freitas (DC) e Rildo Pessoa (PT do B).

    “Estamos preparando a base de concreto para erguer as paredes e cobrir esta estrutura, que irá atender aos animaizinhos das famílias carentes de Belém e também a animais em situação de rua. Aqui, a atenção à saúde animal será um grande avanço em nossa cidade, depois dos investimentos estruturantes em saúde humana”, afirmou o prefeito. Os recursos para a construção do Hospital Veterinário é da ordem de R$ 1,5 milhão e mais R$ 400 mil investidos em mobiliário.

    Obra em andamento – De acordo com a equipe de engenharia responsável pela obra, a base estrutural está pronta e o próximo passo será a concretagem do chamado assentamento, estrutura em que será construído o piso do hospital. Em seguida, os pilares serão elevados.

    A área possui 400 m² de área construída e 1.000 m² de área de terreno. Atualmente, a empresa prestadora do serviço de construção do Hospital Veterinário conta com o trabalho de 20 operários à frente do serviço, número que deve subir para 40 durante o “pico da obra”.

    Construção – A construção do Hospital Veterinário vem após a adoção de medidas importantes no âmbito da saúde animal na cidade de Belém. De acordo com secretário Sergio de Amorim, após a ampliação e a reforma do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o lançamento do serviço do Castramóvel, a realização de várias feiras de adoção e ampliação do centro cirúrgico do CCZ, tiveram início as obras do hospital para a comunidade de baixa renda.

    “É um ganho para a gestão do município, após o avanço na saúde dos animais. Temos que cuidar dos humanos, mas também de nossos cães e gatos. Temos que oferecer possibilidade de atendimento gratuito à população”, salientou Sérgio de Amorim.

    Estrutura – O Hospital Público Veterinário Dr. Vahia será construído no bairro do Tapanã e ofertará serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia geral, vacinação antirrábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos simples e complexos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde.

    O hospital terá capacidade para realizar, mensalmente, 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração. A equipe contará com médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos.

    COMPARTILHAR