Governo do Estado e Hydro assinam Termo de Cooperação para o projeto Usinas da Paz

    O Governador Helder Barbalho assina na manhã desta sexta-feira (17), um Termo de Cooperação com a Empresa Hydro Alunorte, para o projeto de três Usinas da Paz em áreas já atendidas pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

    Essa parceria resultará em um investimento de 60 milhões de reais, por parte da Hydro, para a construções de três Usinas da Paz, nos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas, beneficiando 220.527 pessoas. De acordo com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania, o objetivo é atender mil pessoas por dia em cada usina.

    Atualmente, os 35 órgãos e secretarias que participam das ações dos TerPaz, concentram suas atividades em escolas públicas, centros comunitários e delegacias dos bairros, vão passar a atender a comunidade dentro dos espaços das Usinas da Paz.

    SOBRE AS USINAS DA PAZ: As Usinas da Paz (UsiPaz) serão estruturas públicas, com áreas de aproximadamente 10 mil metros, que unem o conceito de Centro Comunitário e Praça da Juventude em todos os territórios da Região Metropolitana e no interior do Estado. Estão previstas dentro da política Pública do Território Pela Paz, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário com três eixos fundamentais: Assistência, Esporte/Lazer e Cultura.

    As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, escola de gastronomia, espaços integrados, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

    Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte, ao lazer e à produção cultural, concretizam a convivência comunitária e propiciam a prestação de serviços pelas secretarias estaduais envolvidas no TerPaz.

    COMPARTILHAR