Ação educativa abordará ciclistas e pedestres sobre riscos de acidentes na pista do BRT

      

    Agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) irão realizar na manhã desta quinta-feira, 16, uma nova ação educativa voltada a pedestres e ciclistas na avenida Augusto Montenegro.

    A ação teve início no último mês de dezembro e tem por objetivo alertar a população sobre o risco potencial de acidentes que transitar na pista do BRT pode causar. Sinalização de trânsito e faixas de advertência foram implantados nos principais pontos de circulação para reforçar a mensagem de que cuidados importantes precisam ser adotados na avenida.

    Em dezembro do ano passado as ações da SeMOB foram realizadas às proximidades de um shopping localizado na Augusto Montenegro, já que a concentração de pessoas no local foi maior, em virtude do período de final de ano. Desta vez, as abordagens vão ser feitas em outros pontos da via, sobretudo, às proximidades de escolas, estações do BRT e do terminal Tapanã.

    Em 2019, 148.518 pessoas foram abordadas pelos educadores de trânsito da SeMOB em 817 ações promovidas pelo órgão, ao longo do ano.

    Além disso, um trabalho integrado vem sendo realizado entre diversas secretarias da Prefeitura de Belém para prover à comunidade do entorno da Augusto Montenegro maior segurança na travessia e na utilização de bicicleta como meio de transporte. A avenida está sendo dotada de uma ciclovia provisória, com funcionalidade compartilhada entre pedestres e ciclistas, até que haja a liberação de recursos junto ao Governo Federal que darão continuidade à urbanização da via.

    A Prefeitura de Belém deverá ainda assinar um convênio com a Caixa Econômica no valor de R$ 143 milhões para urbanização da avenida Augusto Montenegro, contemplando ciclovias e calçadas definitivas, além de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica onde for necessário.

    COMPARTILHAR