Hospital Materno-Infantil de Barcarena faz campanha para doação de leite materno

    O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) iniciou nesta semana, sua primeira campanha de doação de leite materno. O objetivo é sensibilizar mulheres que estejam em fase de amamentação, a se tornarem doadoras para suprir a demanda e aumentar os estoques de leite humano do HMIB. A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, é especializada no atendimento de partos de alta e média complexidades, na Região do Baixo Tocantins.

    A primeira ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Imobiliária, em Barcarena, no mês de combate à prematuridade. A equipe profissional do Banco de Leite do HMIB compareceu a unidade para mobilizar a sociedade sobre a importância da proteção e promoção do aleitamento materno. Na ocasião, foram passados orientações e esclarecimentos, que desmitificaram preconceitos. Além de ouvir dicas e orientações sobre amamentação, as mães puderam fazer cadastro para serem doadoras no Materno-Infantil de Barcarena.

    “É a segunda vez que eu faço doação de leite materno. Na primeira, no hospital em Belém, eu vi muitas crianças chorando, e como mãe, me senti no dever de ajudar, já que eu tenho muito leite e essas crianças precisavam. Hoje, faço questão de doar de novo, mas agora para ajudar mais bebês do Materno-Infantil”, declara a usuária Marinete Souza.

    Todo o leite doado será destinado aos bebês prematuros, de baixo peso ou portadores de patologias, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) do HMIB, que não podem ser amamentados pela própria mãe. Outras unidades do município serão visitadas nas próximas semana, para ampliar a captação de possíveis doadoras e sensibilizar o maior número possível de pessoas.

    **Como se tornar uma doadora**

    As mães interessadas em doar devem ter boa produção de leite humano e não tomar medicamentos contraindicados para amamentação. Para fazer o cadastro é necessário ter em mãos os últimos exames realizados no pré-natal e entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HMIB, por meio do telefone (91) 37533329 e 37533611 ou presencialmente no hospital, localizado na Avenida José Pinheiro Rodrigues, 258, no centro de Barcarena.

    As doadoras interessadas serão orientadas sobre como fazer corretamente a coleta de leite com profissionais capacitados.

    COMPARTILHAR