Natura apresenta balanço de ações da fábrica de Benevides

    No próximo dia 26, terça, a Natura cumpre mais um ciclo de comunicação com a comunidade local de Benevides (PA), onde está localizado o Ecoparque, complexo industrial que abriga a fábrica de sabonetes da empresa. Realizado anualmente, desde 2011, o Painel de Comunicação Social e Ambiental é um importante momento de demonstração dos resultados do empreendimento e do impacto positivo do projeto nas comunidades do entorno, com exposição da atuação socioambiental da Natura, tanto em Benevides quanto em demais áreas do Estado do Pará.
    O Painel vai reunir moradores das comunidades de Benevides, fornecedores locais, instituições do terceiro setor, representantes dos governos e Academia, além de empresas locais, Consultoras de Beleza, colaboradores Natura e imprensa local. Durante o evento, haverá apresentações da gerência industrial, de meio ambiente, inovação e outras áreas corporativas da Natura, além de fala dos ganhadores do Prêmio Acolher 2018 e produtores da cooperativa extrativista Camtauá, de Santo Antônio do Tauá, no Pará, com espaço também para interações entre gestores do empreendimento e convidados, que estarão livres para fazer perguntas sobre a Natura. Os convidados também serão levados para um tour nas dependências da fábrica, para conhecerem o processo de fabricação de sabonetes.
    Produção e empreendedorismo
    A fábrica do Ecoparque está em franca expansão, já tendo absorvido cerca de 80% do portfólio de sabonetes da Natura. Em outubro de 2019, o empreendimento bateu o recorde de produção mensal, chegando ao total de 35 milhões de unidades/mês. Estima-se um aumento de mais de 5% no volume total de produção, que em 2018 foi de cerca de 297 milhões, devendo, em 2019, alcançar 310 milhões de pastilhas produzidas.

    Na área social, destaque para o lançamento do 2º edital do Prêmio Acolher Benevides, que tem como objetivo identificar e reconhecer integrantes das comunidades dos entornos da fábrica no município, os quais gerenciem projetos socioambientais focados no desenvolvimento humano e na minimização de impactos ao meio ambiente, inspirando o empreendedorismo social.
    Nesta edição, a Natura investiu diretamente em projetos locais, inaugurando uma nova fase de seu Programa de Desenvolvimento Local, que tem como foco estratégico identificar e fortalecer iniciativas com potencial para solucionar problemas sociais. Iniciado em 2014, o programa já ajudou a formar a rede de desenvolvimento local ‘União para o Desenvolvimento de Benevides’, que reúne uma série de entidades e lideranças locais interessadas no desenvolvimento de Benevides.

    Na área de empreendedorismo, desde 2016, a Natura realiza eventos focados em inovação aberta que buscam negócios cujos modelos ajudam a manter a floresta em pé. O Desafio Natura Amazônia em 2016 e o Amazônia Up em 2018, deixaram um saldo positivo de mais de 150 startups e negócios de todo Brasil inscritos, além de conexão direta com comunidades ligadas à cadeia de valor na Amazônia, aceleração e mentoria a mais de 20 empreendimentos em workshops que ocorreram na Amazônia.

    Complexo industrial na Amazônia
    O Ecoparque, em Benevides, foi inaugurado pela Natura em 2014 para ser um hub que conecta as comunidades fornecedoras de insumos a empresas dispostas a investir e a desenvolver negócios na região. Além da fábrica de sabonetes Natura, ele conta com a empresa alemã Symrise, produtora de óleos e essências naturais, instalada no Ecoparque desde 2015.
    Em 2017, Natura e Symrise se uniram à GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) para gerar impacto positivo em 14 cooperativas parceiras, que englobam 1.140 famílias. O projeto, já em fase de implantação, será desenvolvido até 2020 e prevê a oferta de treinamentos sobre gestão e prestação de contas, ações para aprimorar os processos produtivos das cooperativas e auxílio para iniciativas de recuperação de áreas degradadas. Estima-se que as ações aumentem em até 20% o volume médio de vendas das cooperativas envolvidas, elevando também a renda das famílias.
    O Ecoparque funciona, ainda, com o Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina), que atua como um hub de Ciência & Tecnologia e por meio de parcerias prioriza o desenvolvimento de tecnologias e de inovação para as cadeias produtivas da sociobiodiversidade.

    Sobre a Natura
    Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, com faturamento de R$ 13,4 bilhões em 2018. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação BCorp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

    COMPARTILHAR