UNAMA realiza Júri Simulado

    Com objetivo de aproximar a teoria com a prática, alunos do curso de Direito da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia participarão nesta sexta-feira (22), de uma Simulação do Júri. O evento tem início às 8h com o credenciamento no Salão do Tribunal do Júri de Santarém (Fórum). Participarão da atividade o docente da UNAMA, Cristiano Motta e o advogado criminalista Gustavo Inácio.

    A simulação será dividida em dois grupos, onde o primeiro grupo (defesa) será conduzido pelo advogado Gustavo Inácio e o segundo grupo (acusação) pelo docente Cristiano Motta.  As etapas da simulação acontecerão de acordo com o caso real que será colocado aos acadêmicos de Direito onde irão atuar como corpo de jurados, réu, testemunhas e oficiais de justiça.
    De acordo com Cristiano, o tribunal do júri é a segunda etapa do julgamento de crimes dolosos contra a vida, seja ele na forma tentada, ou na forma consumada. “A primeira etapa vai até o julgamento da sentença de pronúncia e a segunda etapa vai ao tribunal do júri que é um julgamento feito pela população”, afirma o docente.
    Dentro do tribunal do júri as pessoas são escolhidas dentre a população, servidores públicos, pessoas que trabalham em determinados órgãos , instituições ou universitários onde é feito uma escolha aleatória, dessa escolha é feita uma relação , dessa relação é publicado anualmente e realizado um sorteio. Desse sorteio comparecem uma quantidade de 25 pessoas que vão para o dia do tribunal do júri e de 25 são sorteados apenas, 7 para o conselho de sentença. As 7 pessoas permanecem lá e são incomunicáveis. A partir disso é novamente apresentado o caso diante desses jurados, o processo é novamente apresentado, onde são feitos aqueles debates pela defesa e pela acusação. Sempre a acusação se pronuncia primeiro.
    O Fórum de Santarém está localizado na Av. Mendonça Furtado, em frente ao Shopping Paraíso.
    COMPARTILHAR