Prefeitura de Belém realiza a 10ª edição dos Jogos Escolares das Ilhas Sul

    Com o tema “Esporte, lazer e educação: direito de toda criança, garantir é nosso dever”, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizará a décima edição dos Jogos Escolares das Ilhas do Sul, na Escola Municipal de Educação de Campo Milton Montes, localizada na ilha do Combu, a partir de terça-feira, 12, até quinta-feira, 14. Participam cerca de 600 alunos de 4 a 12 anos da educação infantil e do ensino fundamental que moram na ilha do Combu, na ilha Grande e na comunidade da Várzea.

    Após a cerimônia de abertura, haverá apresentação cultural dos alunos da Escola Milton Montes com a música “Juntos pela Paz fazendo um sonho acontecer” e do grupo Pirão de Açaí, do anexo escolar Nazaré. Em seguida, começam as competições de circuito, cabo de guerra, corrida, futsal misto, futebol, subida no açaizeiro, queimada e triathlon ribeirinho, modalidades esportivas de conhecimento global e regional, elaboradas e organizadas pelos docentes de Educação Física da Educação do Campo para promover a interação dos alunos, a valorização dos costumes locais e o incentivo às práticas esportivas.

    O esporte na infância proporciona às crianças benefícios no seu processo de desenvolvimento tanto motor, físico e intelectual, quanto o respeito às diferenças ao saber vencer, perder e ao espírito de equipe. Portanto, o evento possibilitará aos alunos e a comunidade escolar, um momento de integração, lazer, saúde, por meio da prática de atividades esportivas.

    As competições vão se concentrar nas escolas Milton Montes e Sebastião dos Santos Quaresma, com a participação dos anexos escolares Nazaré, Santo Antônio e Nossa Senhora dos Navegantes.

    Programação:

    – Terça-feira (12/11):

    Abertura: EMEC Milton Monte.

    8h: Chegada, acolhimento e direcionamento às concentrações.

    8h30: Breve histórico dos Jogos das Ilhas.

    Homenagem à Seleção de Futsal da EMEC Milton Monte e Sebastião Quaresma, campeã na categoria I nos Jogos Municipais de Belém em 2019.

    Entrada das Unidades para a formação dos pelotões, execução dos hinos de Belém e do Brasil.

    Revezamento da Tocha: acendimento da pira.

    Leitura do Juramento pelo aluno João Marcelo Oliveira (EMEC Milton Monte)

    Apresentação cultural

    10h: Início das competições.

    – Quarta-feira (13/11)

    Escola Sebatisão Quaresma

    8h às 12h: competições de futebol, subida no açaizeiro, cabo de guerra, queimada.

    – Quinta-feira (14/11)

    Escola Sebastião Quaresma

    8h às 12h: competições de futebol, queimada, triathlon ribeirinho (subida no açaizeiro, debulhamento do cacho e corrida de rasa), corrida de 100 m.

    COMPARTILHAR