Nona edição da Fita incentiva integração dos destinos turísticos da Amazônia


    Belém é sede da 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que tem programação até este sábado (19). Com o tema “Conectando negócios com a Amazônia”, o evento, que iniciou na quinta-feira (17) no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, visa promover e integrar os destinos turísticos da região, atraindo operadores de turismo e agentes de viagem nacionais e internacionais, o trade local, profissionais de comunicação e os demais segmentos da cadeia de negócios e da rede de prestação de serviços da atividade turística, além de oferecer oportunidades aos investidores do setor.

    Segundo o secretário de Estado de Turismo, André Dias, o mês é um período especial no Pará, que recebe muitos turistas e jornalistas para o Círio de Nazaré. “A Feira internacional será ano que vem, em abril, mas já estamos abrindo a discussão pra aquecer esse setor e preparar estratégias, em um momento em que agências e empresários estão com o mercado aquecido”, ressaltou o titular da Setur.

    O presidente do Fórum Nacional de Turismo, Bruno Wending, esteve na abertura da Fita, e disse que o principal desafio do turismo hoje é a gestão, ressaltando que a solução é trabalhar de maneira coletiva. “A ideia de fazer uma abertura de uma Feira com antecedência é genial! Precisamos discutir mesmo o que é preciso melhorar na região, criar estratégias e falar sobre o que pode ser feito pra atrair empresas e turistas. E estamos falando de uma região especial, a Amazônia”, declarou.

    Uma das novidades do segmento é o anúncio da inauguração, em novembro, do Centro de Atendimento ao Turista, onde será possível encontrar todas as informações sobre pontos a serem visitados em Parauapebas e como adquirir pacotes turísticos. O projeto de sinalização turística, para indicar as rotas do município, também já está encaminhado.

    Investe Turismo – Iniciativa do governo federal, o Investe Turismo – implementado de forma conjunta pelo Ministério do Turismo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) -, visa acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com ênfase na geração de empregos.

    No Pará, cinco rotas são apontadas pelo Investe Turismo: Belém (na Região Metropolitana), Salvaterra e Soure (no Arquipélago do Marajó), Santarém e Belterra (na região oeste).

    COMPARTILHAR