Startup Cyclage estimula coleta seletiva em troca de pontos por produtos e alimentos

    Estimular novos hábitos relacionados a destinação correta dos resíduos domésticos é o objetivo da plataforma online Cycla, desenvolvido para ensinar a população a descartar corretamente os resíduos recicláveis com base na legislação ambiental. O aplicativo permitirá que as pessoas acumulem pontos por meio da prática de coleta seletiva, e podem ser trocados por diversos produtos nos estabelecimentos parceiros. Também será possível trocar os resíduos recicláveis, limpos e secos, por alimentos. O lançamento ocorrerá no dia 18 de outubro, no Espaço Tia Aniza, no bairro do Bengui, em Belém.

    O App Cycla é uma plataforma socioambiental pertence a startup Cyclage Soluções Ambientais. Foi desenvolvido para diminuir os danos ambientais através da coleta de material reciclável, gerando a comercialização dos materiais reciclados e a conscientização social e ambiental. O aplicativo possui o Selo de Responsabilidade Social (RSA), fornecido pela Cyclage Soluções Ambientais, que consiste em fortalecer as ações de empreendimentos envolvidos com práticas socioambientais.

    De acordo com o cofundador da Startup Cyclage, Igor Charles, a proposta do app é incentivar a coleta seletiva nas residências, a prática de bons hábitos e a mudança de comportamento da população, que será incentivada por meio de uma bonificação sempre que o lixo for separado dos resíduos recicláveis e estes trocados nos postos de troca. “A tecnologia nos dias atuais está presente no dia a dia das pessoas e pode ser utilizada como ferramenta para divulgação e multiplicação de ideias e ações que contribuam para o desenvolvimento da sociedade e proteção da natureza. A criação do aplicativo traz a praticidade e rapidez necessária, característica da velocidade em que a sociedade tem acesso a informação”, destaca.

    A fundadora da startup, Renata Kelen, explica que o modelo de negócio é baseado no propósito dos fundadores da Cyclage com a causa ambiental e com foco na redução de plásticos e outros resíduos nas ruas, igarapés e nos oceanos. “No caso da troca de resíduos por pontos, trata-se de uma inspiração da Cyclage vinda da infância, quando trocavam garrafas de plástico e de vidro por algodão doce, por exemplo”, conta.

    Além de conhecer o aplicativo, o público poderá conhecer as atividades desenvolvidas no Espaço Tia Anizia, que promove ações sociais de apoio a população do bairro do Bengui.

    Serviço:
    Lançamento APP Cycla
    Data: 18/10/2019
    Local: no Espaço Tia Aniza, R. São Bento, 61- Bengui, Belém – PA
    Hora: 17h

    COMPARTILHAR