Programa ecoa inspira novas práticas e reacende o sonho de educadores

    Fortalecer o diálogo entre educação e transformação social por meio de ações em que educadores, alunos e comunidades assumem o protagonismo é a premissa que rege o programa ECOA, iniciativa do Instituto Alcoa, realizado com o apoio da Evoluir – Educação Transformadora, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação. O programa visa dar suporte a projetos sustentáveis criados por comunidades locais a partir da capacitação de educadores e acompanhamento constante de suas atividades. O professor, neste contexto, assume papel importante na geração de uma atmosfera inclusiva e potente.

    De acordo com a coordenadora do programa pela Evoluir, Marina Queiroz, os resultados positivos do programa nas três cidades que atua – Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) – devem-se à preocupação com o engajamento constante dos professores “É fundamental ter em mente que o sucesso da educação passa pelo educador. Por meio de suas práticas inovadoras, o ECOA permite que os educadores, em conjunto com os alunos, se tornem protagonistas das mudanças que a comunidade necessita”.

    O educador, no papel de guia do trabalho promovido pelo ECOA, traz à tona as suas experiências, expectativas e habilidades para uma ação conjunta junto a seus aprendizes. Em seu sexto ano, o programa acumula histórias inspiradoras de professores que, às suas formas e com o suporte das orientações pedagógicas regulares, tiveram suas trajetórias modificadas para melhor.

      
    Juruti-PA

    Em Juruti, no Estado do Pará, o professor de língua portuguesa Francisco Jorge dos Santos Carvalho é um dos educadores engajados nas ações do ECOA. Apaixonado e ciente dos benefícios da leitura, Carvalho busca inserir a atividade no dia a dia de seus alunos. Seus 31 anos de magistério são renovados por ações propostas no programa, que também o ajudam na realização de seu sonho: que a alfabetização de qualidade chegue a todos. De acordo com o professor, a proposta do ECOA o leva a adquirir bagagem no trabalho diário com as individualidades e as habilidades socioemocionais de seus alunos. “Eu transfiro todo conhecimento adquirido nas formações do programa para as minhas aulas e ações extracurriculares. Uma das coisas que aprendi na prática é que cada criança é um mundo diferente e, por isso, temos que saber lidar com as diversidades e com as diferentes formas de assimilação da informação educacional”. Motivado, ele realiza todos os anos um projeto de literatura que se transforma em um sarau literário organizado em torno de produções dos estudantes sob sua orientação. O evento caracteriza-se por sua atmosfera de alegria e celebração, em uma festa que envolve familiares, amigos e muita poesia.

    Para Monica Renata Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, os educadores influeciam diretamente na formação dos estudantes como cidadãos e o Programa ECOA busca contribuir neste processo, aplicando práticas inovadoras e proporcionando um olhar mais amplo, crítico e participativo. “Ao longo dos seis anos de realização, o ECOA trouxe novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem, buscando sempre inovar e valorizando os saberes e experiências de educadores e alunos”.

    Desde 2014, o programa já contou com a participação de 49 escolas, mais de 58 mil estudantes e 733 professores, realizando mais de 290 projetos, como hortas, bibliotecas comunitárias, parquinhos, mutirões de limpeza e campanhas públicas de conscientização ambiental, entre outros. Para Monica Renata Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, os educadores influeciam diretamente na formação dos estudantes como cidadãos e o Programa ECOA busca contribuir neste processo, aplicando práticas inovadoras e proporcionando um olhar mais amplo, crítico e participativo. “Ao longo dos seis anos de realização, o ECOA trouxe novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem, buscando sempre inovar e valorizando os saberes e experiências de educadores e alunos”.

    SOBRE O INSTITUTO ALCOA

    Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    SOBRE A EVOLUIR – EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

    Há 22 anos no mercado, a Evoluir – Educação Transformadora é especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, cria ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir recebem apoio por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares. Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho de educandos ao longo do processo.

    COMPARTILHAR