Obras de artista plástico de Ponta de Pedras estão em exposição em Belém

    O Brasil está repleto de artistas talentosos, cujos trabalhos nem chegam a ser conhecidos pelo grande público. Isso poderia ter acontecido com Carlos André Fagundes dos Santos, artista plástico de 32 anos, natural e morador da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó (PA), afinal, ele jamais teve condições de mostrar sua arte em nenhuma grande cidade, nem mesmo em Belém.

    Isso mudou desde que o poeta Marcos Samuel, conterrâneo de André, e a escritora Miriam Daher viram de perto o trabalho do artista. Os dois fizeram a curadoria das obras e resolveram trazê-las para Belém com o intuito de divulgá-las por meio de exposição para o grande público.

    As obras de André Art, como ele assina as pinturas, estão expostas na livraria Fox, por tempo indeterminado. A intenção, além da divulgação, é viabilizar a comercialização das mesmas, uma vez que André vive com poucos recursos financeiros e faz bicos diários para sustentar a família – formada pela esposa e quatro filhos. Ele não terminou o ensino fundamental e, na  arte plástica, é autodidata. Apaixonado por traços e pintura, busca informações em livros de arte e na internet.


    Em Ponta de Pedras, mora numa casa pequena, com três cômodos e paredes não rebocadas,  localizada próxima à zona rural do município. Em frente à residência, há um pequeno jardim, onde ele expõe vários de seus trabalhos. “Suspeito que os quadros tragam vida e cor para aquelas vidas tão sofridas.”, diz Marcos Samuel. “As pinturas de André apresentam traços abstratos e cubistas, com requinte de originalidade.”, avalia.

    O artista já ganhou vários concursos de pintura em Ponta de Pedras, e agora apresenta suas obras pela primeira vez fora da terra natal. A exposição é composta de telas criadas com as técnicas óleo sobre tela e óleo sobre madeira. Vale a pena conferir os belos trabalhos do talentoso artista.

    Serviço: A exposição de pinturas de André Art está aberta para visitação na Livraria Fox (Tv. Dr. Moraes, 584 – Nazaré), das 09h às 21 horas. (91) 4008-0007.

    COMPARTILHAR