Canaã dos Carajás é a protagonista da sétima edição do Simineral ON

    A sétima edição do Simineral ON será lançada nesta terça-feira, dia 15, com o tema “Canaã dos Carajás e diversificação da cadeia produtiva do setor mineral”. Há muito tempo, Canaã tinha a economia baseada na cultura do arroz, milho, feijão e na cadeia do leite e do gado de corte. Depois, foi a descoberta das jazidas minerais de cobre, níquel e ferro no município que impulsionou o desenvolvimento desta cidade que, hoje, tem mais de 30 mil habitantes.

    O presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, garante que Canaã, localizada no sudeste paraense, é um dos municípios que mais crescem, de forma exponencial, no Estado, por causa da mineração.

    Em sua edição de número 07, o Simineral On traz uma entrevista com o Secretário Municipal de Desenvolvimento de Canaã, Jurandir José dos Santos, que fala sobre a importância da mineração para o município e ainda de outras possibilidades de geração de emprego e renda, a partir do setor mineral.

    No material, que poderá ser conferido no site do sindicato (www.simineral.org.br), está em destaque também a participação de José Fernando Gomes Júnior na Feira de Negócios de Canaã (Fenacan), onde ele fez um panorama acerca do setor mineral no Pará. A feira contou com a participação de mais de cem mil pessoas, durante cinco dias de evento, e movimentou um capital em torno dos quatro milhões de reais.

    PROJETOS

    A sétima edição do Simineral ON também destaca o grandioso projeto S11D, da Vale, em Canaã dos Carajás. Um empreendimento que integra produtividade com respeito pelas pessoas e tecnologia com inteligência ambiental. O projeto traz soluções como o sistema truckless, que substitui os tradicionais caminhões fora de estrada por correias transportadoras e reduzirá em cerca de 70% o consumo de diesel. Os investimentos em inovação, aliados à experiência da Vale no setor, possibilitam uma operação de maior eficiência e menor impacto ao meio ambiente.

    Em números, o S11D tem um investimento de US$ 6,4 bilhões e emprega mais de 40 mil profissionais, incluindo terceiros. Além disso, preserva mil hectares de floresta.

    O Simineral On é uma plataforma que reúne conteúdo multimídia, com vídeos, podcasts, infográficos, entrevistas e hiperlinks que irão estimular os usuários a navegar por outros sites, que oferecem informações de credibilidade sobre o setor mineral. O material digital fica disponível, nesta terça-feira (15), no endereço eletrônico simineral.org.br, além de outras plataformas como Whatsapp e redes sociais.

    COMPARTILHAR