Val-de-Cans tem alta de 20% durante o carnaval

    O movimento no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans deve crescer 20% no carnaval deste ano. Entre os dias 1º e 7/3, são esperados 64,5 mil passageiros no terminal paraense, 11,4 mil a mais que os 53 mil viajantes registrados durante a folia de 2018, que ocorreu no período de 9 a 15/2. Já a alta na circulação de aeronaves deve ser de 22% em relação ao carnaval passado: serão 532 operações de pousos e decolagens, contra 436 voos comerciais computados em 2018.

    O superintendente de Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, explica que a oferta de novos voos, a exemplo das duas rotas diárias da Azul inauguradas no dia 19/2, bem o início das operações da Avianca em junho do ano passado, contribuíram para essa estimativa positiva. “Os números do aeroporto estão aumentando desde abril de 2018, e a nossa expectativa é manter a tendência de crescimento ao longo de 2019”.

    Fábio reforça ainda que a Infraero adotou série de medidas para garantir a segurança e o bem-estar de quem vai viajar de avião no período da folia. “Para atender a demanda carnavalesca, nós reforçamos as equipes de segurança, operações e limpeza. Além disso, realizamos manutenções preventivas em equipamentos como esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros”.

     

     

    Com capacidade para receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, em janeiro, o terminal paraense recebeu 330.732 viajantes, o que representa um incremento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2018, que contabilizou 317.188 pessoas transportadas. O resultado coloca o Aeroporto Internacional de Belém em 1º lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do Pará e de toda região Norte, além de ser o 5º da Rede Infraero.

    Rede Infraero

    Nos demais aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares, a estimativa também é de crescimento neste feriado de carnaval. Entre os dias 1º e 7/2, os 46 terminais da Rede devem receber 1,45 milhão de passageiros. A alta registrada é 1% superior à movimentação registrada em 2018, quando 1,43 milhão de viajantes foram transportados no período de 9 a 15/2. Já o fluxo de aeronaves deve ser de aproximadamente 12,14 mil pousos e decolagens.

    Guia do Passageiro

    Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. 
    COMPARTILHAR