PM intensifica policiamento em Salinas, Bragança e Mosqueiro

    Do dia 1º ao dia 5 de março, a Polícia Militar do Pará reforça o policiamento na capital e no interior do Estado por meio da Operação “Carnaval Seguro 2019”. Até esta segunda-feira (4), já foram realizadas 5.048 abordagens, 45 prisões, apreendidas três armas de fogo, duas armas brancas e 188 gramas de entorpecentes.

    No interior, municípios como Salinópolis, Bragança e Mosqueiro registram tranquilidade nos primeiros dias de folia. Para garantir a segurança da população, a PM realiza ações preventivas e ostensivas de policiamento.

    Salinas – No município, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), recebeu 72 pms para o reforço de carnaval, que também atuaram nas operações “Anjo da Guarda”, “Barreira” e “Visibilidade/Bloqueio”.

    A “Anjo da Guarda” será realizada durante todos os dias de carnaval, em parceria com o Conselho Tutelar, para fiscalizar a presença de menores em bares e similares fora do horário permitido. A operação ‘Barreira’ será realizada por militares do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), em conjunto com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), na fiscalização das estradas estaduais.

    Os 47º e 48º pelotões Policiais Destacados (47º e 48º PEL), de São João de Pirabas e Santarém Novo, respectivamente, e os 85º e 131º postos Policiais Destacados (85º e 131º PPD), em Cuiarana e Vila Santa Luzia, estão responsáveis pela operação “Visibilidade/Bloqueio”, que consiste na execução de ações de policiamento ostensivo ao longo da rodovia PA-121, que leva ao município de Salinas.

    Bragança – Também no nordeste do Estado, o município de Bragança recebe um efetivo de 45 militares para reforçar nas ações do 33º Batalhão de Polícia Militar (33º BPM). A Vila de Ajuruteua e os municípios de Augusto Corrêa, Fernandes Belo e Viseu, subordinados ao Batalhão de Bragança, intensificaram as ações de policiamento durante o carnaval.

    Na sexta-feira (1º), o 33º BPM, em parceria com o Conselho Tutelar, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), realizou, no horário de 22h às 4h da manhã, fiscalização e inspeção em bares e similares.

    Ainda estão previstas operações de fiscalização de trânsito, de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade e a “Visibilidade”; a serem executadas em conjunto com demais órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social.

    Mosqueiro – Já no distrito de Mosqueiro, o 25º BPM atua com 66 policiais e nove viaturas a mais. Por dia, cerca de 100 policiais e 18 viaturas trabalham para garantir a tranquilidade e segurança na ilha. Segundo o tenente-coronel Wilson Araújo Filho, comandante do Batalhão, “todas as praias estão com excelente policiamento. Estamos recebendo bastante elogios da população”, frisou o oficial.

    Ainda segundo o comandante, somente para o desfile das escolas de samba, realizado no domingo (3), foram destacados 30 policiais militares. Operações como a “Guardião de Ilha” e a “Pacificação”, buscam reduzir ao máximo as ocorrências durante as festividades carnavalescas.

    A operação “Pacificação”, também realizada no domingo (3), contou com a participação de vários órgãos de segurança pública. Teve como objetivo fiscalizar, durante a madrugada, bares e festas.

    Já a “Guardião da Ilha”, realizada nos dias 2 e 3, no Furo das Marinhas e Pórtico de Mosqueiro, contou com militares do 25º BPM; da Companhia Independente de Polícia com Cães (CIPC), que atuou com dois cães de faro; do BPRv; agentes do Detran; da Guarda Municipal de Belém (GMB); do Conselho Tutelar; do Juizado Especial da Infância e Juventude; da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon).

    Como resultado da operação, foram abordados 23 coletivos, 13 vans de transporte alternativo, 17 motocicletas, 21 carros particulares e 239 pessoas, sendo que cinco adolescentes foram encaminhados para o Conselho Tutelar por estarem em situação de risco.

    COMPARTILHAR