Previsão indica tempo nublado e chuvas no Carnaval paraense

    A previsão do tempo no Pará no período do Carnaval é de instabilidade, céu nublado e chuvas, variando de intensidade em todas as regiões paraenses. É o que aponta o boletim especial de carnaval divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta sexta-feira (1º).

    O Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) e a Diretoria de Meteorologia, Hidrologia e Mudanças Climáticas produziram o prognóstico meteorológico a partir de sábado (2) até terça-feira (5), acompanhado da divulgação do horário das marés nos balneários do município de Salinópolis e da ilha de Mosqueiro – distrito de Belém.

    Na Região Metropolitana de Belém, no sábado (2) e domingo (3), a previsão indica manhãs nubladas, com chuviscos isolados. Nas tardes, o boletim aponta tempo instável, com chuvas fracas e moderadas, especialmente no domingo. De noite é esperado céu nublado e chuvas fracas. A temperatura nas festas vai variar entre 31ºC e 23ºC.

    Na segunda-feira (4), os foliões vão brincar o carnaval com instabilidade atmosférica de manhã e à tarde, com céu nublado e ocorrência de chuvas intermitentes, de intensidade de moderada a forte, acompanhadas de trovoadas. Para o período da noite é esperado céu parcialmente nublado, com temperatura do ar máxima de 29ºC e mínima de 23ºC.

    No último dia de carnaval, terça-feira, o cenário será nublado pela manhã, com chuvas leves e isoladas, tendência para céu encoberto, com chuva de fraca a moderada à tarde. À noite, o tempo estará parcialmente nublado, e a temperatura do ar terá máxima de 30ºC e mínima de 23ºC.

    Nordeste – O nordeste paraense, onde estão concentradas diversas folias carnavalescas, há indicação de predominância de tempo instável nos quatro dias da festa. As manhãs de sábado e domingo serão nubladas, com chuva leve em pontos isolados, principalmente sobre o litoral. Para a tarde são esperados momentos de céu encoberto, com chuva fraca para o sábado e de moderadas a forte para o domingo. As noites serão de céu nublado e há previsão de chuvas fracas para o sábado e madrugada domingo. Os termômetros vão oscilar de 31ºC a 23ºC.

    O tempo estará instável sobre a região na segunda-feira. No período matutino, o boletim aponta céu nublado a encoberto, com chuva de intensidade fraca a moderada. Para o período vespertino, há probabilidade de céu encoberto, com episódios de chuvas de intensidade moderada e forte, que podem ser acompanhadas de trovoadas. A noite será de céu nublado, com chuva de intensidade fraca e temperatura variando de 29ºC a 22ºC.

    Para terça-feira de carnaval, a tendência é de céu nublado, com chuvas fracas e isoladas pela manhã. À tarde, há previsão de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada; e a noite será parcialmente nublada, com temperatura com máxima de 30ºC e mínima de 23ºC.

    Baixo Amazonas – Para o final de semana em Santarém, a previsão indica tempo nublado pelas manhãs. Nas tardes, haverá predominância de céu nublado com chuvas fracas, seguidas de trovoadas isoladas. As noites serão nubladas e as temperatura vão variar de 31ºC a 24ºC. Para a segunda e terça-feira, haverá sol com nebulosidade durante as manhãs. As tardes terão chuva fraca, principalmente na segunda-feira, e noites serão de céu parcialmente nublado, sem ocorrência de chuvas significativas. A temperatura estará variando de 24º a 32ºC.

    Sudeste – Para sábado e domingo há previsão de céu nublado pelas manhãs, com ocorrência de chuvas seguidas de trovoadas para a manhã de domingo. O período vespertino será de céu variando entre parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuva fraca para o sábado. Para o domingo, as chuvas terão intensidade variando de moderada a forte, acompanhadas de trovoadas. As noites serão com o tempo instável e são previstas mais chuvas fracas, principalmente para a noite de sábado. A temperatura vai variar de 32ºC/29ºC a 23ºC.

    A tendência das condições atmosféricas para as manhãs de segunda-feira e de terça-feira de carnaval será de céu nublado. Para o período da tarde, há tendência de chuvas, com intensidade variando de fraca a moderada, acompanhadas de trovoadas. As noites serão com tempo instável e há previsão de chuvas fracas seguidas de trovoadas, com temperatura máxima de 29ºC e mínima de 23ºC.

    Marajó e Cametá – O final de semana deverá ter manhãs de céu parcialmente nublado e tardes variando de parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuva de intensidade fraca. As noites devem ter predominância de céu parcialmente nublado. As temperaturas variam de 31ºC a 23ºC.

    Para segunda-feira e terça-feira, há tendência de céu nublado ao longo das manhãs. No decorrer da tarde, haverá predomínio de céu nublado, com ocorrência de chuvas intermitentes de moderada a forte, acompanhadas de trovoadas. A temperatura máxima será de 28ºC e a mínima de 24ºC.

    Marés – A altura e o horário das marés altas nas praias de água doce da ilha de Mosqueiro vão atingir no sábado 2, 6 metros às 7h55 e 2,8m às 20h13; no domingo, 2,8m às 8h50 e 2,9m às 21h06; na segunda-feira, 3m às 9h34 e 3,2m às 21h48; e na terça-feira, 3,2m às 10h11 e 3,3m às 22h24.

    Nas praias de água salgada do município de Salinas, no sábado, a preamar alcançará 3,6m às 4h55 e 3,8m às 17h13; no domingo 3,8m às 5h50 e 4m às 18h06; na segunda-feira 4,2m às 6h34 e 4,4m às 18h48; e na terça-feira 4,4m às 7h11 e 4,6m às 19h24.

    COMPARTILHAR