Detran alerta sobre cuidados ao pegar a estrada no carnaval

    Com o feriado do carnaval, muitos paraenses pegam as estradas para curtir a folia em municípios do interior do Estado e, devido ao período chuvoso, a atenção do motorista deve estar redobrada. Para contribuir com a prevenção de acidentes, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) destacou algumas dicas.

    Ao fazer a revisão, o condutor deve verificar se seu carro está preparado para trafegar no período chuvoso e tomar cuidado ao volante nestas condições. Bento Gouveia, diretor técnico operacional do órgão, explica os cuidados necessários se a chuva cair quando o condutor estiver dirigindo.

    “Se estiver chovendo, é importante reduzir ou até parar o veículo, para que se tenha uma viagem mais tranquila e segura, e também evitar ultrapassagem em locais proibidos”. Nas curvas, é necessário reduzir pelo menos 1/3 da velocidade por causa do risco de derrapagem. Nesta situação, também evite usar o freio, reduza a velocidade utilizando o acelerador”, ressaltou.

    O coordenador de educação para o trânsito do Detran, Victor Oliveira, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados no momento da revisão do veículo. “É importante verificar se pneus, freios, para-brisas, limpador de para-brisa e os faróis estão em condições de trafegabilidade, depois disso é só manter o alerta redobrado nas estradas”, afirma.

    Outro ponto importante é a troca do pneu careca, para evitar o risco de deslizar na hora da curva ou freada. Nas rodovias, motoristas devem lembrar de manter uma distância maior do carro da frente e de usar o limpador de para-brisas no horário de maior intensidade da chuva, para manter a visibilidade da estrada. Uma dica é dispensar o uso de celular, comidas e demais fatores de distração.

    O diretor geral do Detran, João Guilherme Macedo, também faz um alerta entre a mistura de alcool e direção. Somente no pré-carnaval de Belém, que inicou no dia 26 de janeiro e finalizou neste final de semana, mais de 50 pessoas foram flagradas sob influência de álcool.

    “A nossa operação de carnaval começou em janeiro, durante o pré-carnaval de Belém. As nossas equipes de fiscalização do Detran/PA registraram 367 autuações e 19 veículos foram removidos. Além disso, 56 condutores foram flagrados sob influência de álcool, entre eles, 23 foram presos. 13 condutores se recusaram a realizar o teste do etilômetro”, informou o diretor.

    *Colaboração: Maria Clara Silva

    COMPARTILHAR