Baile dos Artistas levará glamour e homenagens à Estação das Docas

    O 35º Baile dos Artistas Paraenses será realizado nesta quinta-feira (28), a partir das 22 h, na Estação das Docas, em Belém. Promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a programação integra o Preamar de Carnaval 2019, do Governo do Pará. Entre as atrações musicais estão Chimbinha e Banda; Fofó do Lino; Fofó do Eloy Iglesias; Grupo Sambloco, com a participação de Alcir Guimarães, Creusa Gomes, Mariza Black e dos intérpretes das Escolas de Samba do Grupo Especial A Grande Família, Bole-Bole, Rancho Não Posso Me Amofiná, Quem São Eles, Xodó da Nega, Deixa Falar, Piratas da Batucada, Embaixada de Samba da Império Pedreirense e Escola de Samba da Matinha.

    Tradicional na capital paraense, o baile homenageia pessoas que trabalham pela valorização da cultura em todas as regiões do Pará, entre artistas, empresários, políticos, educadores e produtores culturais. Neste ano serão 80 homenageados. “Nós temos uma curadoria que escolhe os homenageados. Antes eram apenas 20 homenageados, mas tivemos a necessidade de aumentar para abranger todo o Estado e várias linguagens. Por isso, o apoio da Secult foi um presente maravilhoso, muito importante. Eu já chorei de emoção. Vai ser uma festa linda”, declarou Agenor Del Vale, coordenador do baile.

    Serão coroados como Rainha dos Artistas a bailarina e coreógrafa Jackeline Mendes, e como príncipe consorte o guitarrista Chimbinha. Em 2019, Jackeline completa 50 anos de idade e 30 de carreira, e para a organização do baile não haveria momento melhor para prestar essa homenagem. “Eu participo do baile desde 2002. Sempre estou lá, prestigiando artistas, amigos, e já recebi o prêmio das mãos da Elke Maravilha”, lembrou a coreógrafa. “Vamos fazer uma grande festa. Para mim, está sendo maravilhoso, completando a comemoração pelo meu aniversário”, acrescentou.

    Diversão para todos – Na quinta-feira, a programação cultural terá dois momentos: às 18 h, as Crias do Curro Velho mobilizarão as crianças em um cortejo pela orla da Estação. Às 22 h, o Baile dos Artistas encherá de glamour e diversão o Galpão 3, em uma realização do Governo do Pará, por meio da Secult, Setur (Secretaria de Turismo), Sedeme (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia), Estação das Docas e OS Pará 2000. A criação é do Grupo T.E.M. de Teatro, com apoio da Fundação Cultural do Pará.

    A programação do “Preamar de Carnaval 2019” prossegue na sexta-feira (1º de março), às 20 h, no município de Bragança, no nordeste do Pará, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), sob a regência do maestro assistente Pedro Messias, no Liceu de Música. A entrada é gratuita, com os ingressos retirados no próprio Liceu no dia do espetáculo, a partir das 12 h.

    Fechando o “Preamar”, de 1º a 5 de março diversos espaços públicos em Belém, como Mangal das Garças, Parque da Residência, Forte do Presépio, Museu de Arte Sacra e Parque do Utinga, receberão a Exposição Empreendimentos Criativos, organizada pela Gerência de Economia Criativa e Promoção Cultural da Secult. O evento se propõe a ocupar os espaços públicos, promovendo a circulação da produção criativa, com geração de renda.

    Serviço: Realização do 35º Baile dos Artistas Paraenses. Dia 28 de fevereiro (quinta-feira), às 22 h, na Estação das Docas, Galpão 3. O ingresso custa R$ 2,00 e mais um livro de literatura (novo ou usado). A distribuição dos ingressos será no dia do evento (28), das 09 às 17 h, no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência (Avenida Magalhães Barata, 830, bairro São Braz). Mais informações: (91) 4009-8720.

    COMPARTILHAR