Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os atendimentos de emergências cardiovasculares nos hospitais do Brasil são 82,2% maiores do que aqueles em que uma cirurgia ou procedimento é agendado com antecedência. Além disso, todos os anos, o Brasil registra 360 mil óbitos por doenças cardiovasculares, sendo a principal causa de mortes no país.

Com o objetivo de discutir esse cenário, nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Linha de Pesquisa em Isquemia e Reperfusão da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza o II Simpósio de Urgências Cardiovasculares. O prazo para submissão de trabalhos termina nesta sexta-feira 08.

O evento pretende reunir os maiores nomes da Cirurgia Cardiovascular, Angiologia e Cirurgia Vascular do Estado como os médicos Maciel Reis e Paulo Toscano. Aneurisma, tromboembolismo e parada cardiorrespiratória estão entre os assuntos que serão abordados durante a programação do evento. “O nosso objetivo é trazer para discussão o que há de mais atual no âmbito das urgências cardiovasculares, de maneira didática e prática, pois o evento é voltado para os acadêmicos da área da saúde”, conta o discente Bernardo Macedo, um dos responsáveis pela organização do Simpósio.

Interessados em submeter trabalhos devem enviar artigos científicos em formato PDF, juntamente som os slides da apresentação em Power Point, para o e-mail: isquemiaereperfusao@gmail.com. Graduandos de qualquer curso da área da saúde, em qualquer semestre e de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) podem submeter trabalho. O resultado com os aprovados será divulgado no dia 11 de fevereiro.

O evento ocorrerá no Auditório do Laboratório de Cirurgia Experimental, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na Trav. Perebebuí, bairro do Marco, em Belém. As inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas através do formulário online.

Serviço:

II Simpósio de Urgências Cardiovasculares

Data: De 18 a 19 de fevereiro.

Local: Auditório do Laboratório de Cirurgia Experimental no CCBS. Endereço: Travessa Perebebuí, 2623, bairro do Marco, em Belém.