Neste sábado 9, a partir das 10h, o Grupo Cidade Para Mulheres do Laboratório da Cidade promove evento com tema “Mobilidade Urbana e Gênero – compreendendo a ótica de gênero no planejamento de sistemas de mobilidade urbana”, mediado por Haydée Svab. O evento será no Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes, 60). O objetivo do encontro é propor à sociedade a reflexão e discussão sobre essa temática que tem influência direta no exercício do nosso direito ao espaço urbano. As inscrições são gratuitas pelo link doity.com.br/ldc-mobilidade-urbana-e-genero.
O grupo “Cidade Para as Mulheres” surge do reconhecimento de que o acesso à cidade e se dá de forma desigual entre homens e mulheres. A busca pela construção de uma cidade mais humana, democrática e sustentável sob o prisma do gênero pode ajudar a diminuir desigualdades no meio urbano, uma vez que pode funcionar como um termômetro de apropriação democrática do espaço, afinal quando a cidade é segura para a mulher, a cidade é segura para todos.

Haydée Svab é pesquisadora em mobilidade urbana e ativista pela equidade de gênero e direito à cidade. É de sua autoria a pesquisa sobre a evolução dos padrões de deslocamento na Região Metropolitana de São Paulo, em que demonstrou haver diferentes padrões segundo o gênero da pessoa. Atualmente é CEO da ASK-AR, consultoria em análise de dados, membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) no triênio 2017/2019 e da comunidade Transparência Hacker. Também foi co-fundadora do PoliGNU (Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP) e do PoliGen (Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP). Tem formação em Engenharia Civil/Arquitetura pela USP (Programa Poli-FAU), mestrado em Engenharia de Transportes (Poli-USP) e é especialista em Democracia Participativa, Repúblicas e Movimentos Sociais (UFMG).

O Laboratório da Cidade (LdC) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é repensar as cidades, suas dinâmicas e transformações, almejando cidades mais humanas, democráticas, resilientes e sustentáveis.

Programação do evento:

10h às 13h – Palestra e Debate  “Como se Movem as Mulheres”

14h30 às 17h30 – Oficina “Compreendendo a ótica de gênero no planejamento de sistemas de mobilidade urbana”

Serviço:

Evento “Mobilidade Urbana e Gênero – compreendendo a ótica de gênero no planejamento de sistemas de mobilidade urbana”

Data: 09/02/2019

Horário: das 10h às 13h e de 14h30 às 17h30

Local: Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes, nº 60)

Inscrições gratuitas pelo link: doity.com.br/ldc-mobilidade-urbana-e-genero