A abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para a 19ª Legislatura será nesta terça-feira (05/02). Uma Sessão Solene será realizada, às 9 horas, no plenário Newton Miranda e contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, que fará a mensagem ao parlamento sobre os planos do seu governo.

Na última sexta-feira, (01/02), uma Sessão Solene empossou os novos 41 deputados estaduais para o mandato 2019-2022 e elegeu o novo presidente da Alepa, deputado estadual Dr. Daniel Santos, e os novos membros da mesa diretora para o biênio 2019-2020.

Na ocasião, também foi eleita, por meio de chapa única, a nova mesa diretora, formada por Dr Daniel Santos (presidente); Renato Ogawa (1º vice-presidente); Michelle Begot (2ª vice-presidente); Eraldo Pimenta (1º secretário); Victor Dias (2º secretário); Dilvandra Faro (3ª secretária); Hilton Aguiar (4º secretário). A sessão foi presidida pela deputada Cilene Couto e secretariada pelos deputados Martinho Carmona e Thiago Araújo. O governador do Estado, Helder Barbalho, participou da Sessão Solene.

Dos 41 deputados estaduais eleitos no último pleito eleitoral, 19 foram reeleitos e 22 são novos parlamentares que vão integrar o parlamento estadual. A renovação parlamentar é de cerca de 53%. A participação da mulher no parlamento estadual aumentou de três para dez parlamentares.

Trajetória – Nascido em Açailândia, no Maranhão, o deputado Dr. Daniel Santos mudou-se para o Pará aos três anos de idade. Formado em Medicina, pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), o novo presidente iniciou a carreira política em 2012 como vereador no município de Ananindeua, foi reeleito para o cargo em 2016 e agora foi o deputado estadual mais votado no último pleito eleitoral no Pará.

O público externo poderá acompanhar a solenidade, por transmissão ao vivo, diretamente pela TV e Rádio Alepa, por meio do portal Alepa (www.alepa.pa.gov.br) e pelo canal aberto para toda a Região Metropolitana de Belém (45,2 UHF Digital) e pelo canal 14 da Roma Cabo.

DATA: 05/02/2019 (TERÇA-FEIRA)

HORA/LOCAL: Às 9 horas, no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que fica na Praça D. Pedro I.

Texto: Avelina Castro
ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO