Vinte e sete condutores foram autuados, durante o Pré-Carnaval na Cidade Velha, em Belém, por serem flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas durante operação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA). Desses, 11 irão responder criminalmente.

Também foram registradas três autuações a veículos por desrespeito às regras quanto ao uso do som automotivo. No sábado (3) e no domingo (4), 10 veículos foram removidos e 12 autos de infração administrativa foram aplicados. Segundo a Diretoria Técnica Operacional do Detran, nenhum acidente foi registrado.

“As ações do Detran concetram-se na execução da operação de Lei Seca, na ronda ostensiva e nas operações nos postos de combustíveis para verificar o uso indevido de som automotivo. Estamos a todo vapor com os trabalhos preventivos e de fiscalização. Tanto que, até o momento, nenhum acidente foi registrado. Esperamos contar com o apoio da população para que o Pré-carnaval seja finalizado sem qualquer acidente”, afirmou Walmero Costa, diretor técnico operacional do Detran.

Desde o inicio das ações, 14 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito atuam com o apoio das Polícias Civil e Militar, Centro de Perícia Renato Chaves e Guarda Municipal. Além do uso dos equipamentos operacionais e tecnológicos, como os etilômetros, usados para verificação de nível de álcool no sangue, e decibelímetros, para medir a altura do som.

Balanço – Na primeira semana do Pré-carnaval em Belém, o Detran registrou oito prisões por alcoolemia, uma no sábado (26) e outras sete no domingo (27). Não houve flagrante de desrespeito às regras quanto ao uso do som automotivo. Após serem autuados, os detidos pagaram fiança de R$ 2.934,70 e foram liberados.