BYD lança a maior frota elétrica de ônibus de dois andares do mundo

Por: revistaamazonia.com.br

Em 29 de janeiro, a BYD orgulhosamente lançou a maior frota elétrica de ônibus de dois andares do mundo, na cidade de Xi’an, no noroeste da China. A frota de 200 ônibus modelo K8S, de dois andares, fornecerá aos cidadãos viagens mais amigáveis ao meio ambiente e ajudará Xi’an, um importante centro do Belt & Road Initiative (Rota da Seda Marítima do Século 21) da China, mostrando sua mistura única de antigo e moderno.

A frota será colocada em operação em seis linhas da cidade durante o Festival Chinês da Primavera, sendo que 100 ônibus começaram a rodar nas linhas 284, 608 e 609 em 30 de janeiro, e os 100 ônibus restantes irão atender as linhas 19, 25 e 603 depois do festival.

Os ônibus oferecem um amplo campo de visão, com piso baixo e portas vaivém dianteiras e traseiras. O convés inferior tem mais de 1,90 m de altura, proporcionando amplo espaço para ficar em pé, enquanto o andar superior tem mais de 1,70 m de altura. Além disso, eles vêm equipados com área para cadeiras de rodas e rampas de embarque/desembarque, oferecendo acessibilidade máxima aos passageiros com todos os tipos de necessidades.

Os ônibus contam com baterias desenvolvidas pela BYD, controle eletrônico e tecnologia de tração nas rodas. Eles também possuem significativamente melhor segurança de condução e operações durante todo o seu ciclo de vida, graças a uma função de assistência de estacionamento de emergência, sistema de chave inteligente e outras tecnologias de ponta.

Xi’an está avançando na mobilidade de baixo carbono e acelerando a eletrificação do transporte público. Depois de lançar 1.100 ônibus elétricos BYD nas ruas da cidade no final de 2016, Xi’an colocou outros 1.900 em uso em 2018. Mais de 3.000 ônibus elétricos BYD estão operando na cidade, dando-lhe a maior frota de ônibus 100% elétrico do noroeste da China. Xi’an está entrando agora em uma idade de ouro, caracterizada por numerosas oportunidades estratégicas devido à “Belt & Road Initiative”, e o lançamento deste primeiro lote de ônibus de dois andares 100% elétricos da BYD é significativo para esta cidade milenar, proporcionando um exemplo positivo para a eletrificação do transporte público no noroeste da China e no resto do país.

Os ônibus K8S de dois andares foram colocados em operação nas cidades de Shenzhen, Guilin, Huai’an, Jingdezhen e Pingtan, operando em várias rotas cênicas verdes, rotas de lazer, rotas culturais e linhas de shopping centers.

No exterior, os ônibus de dois andares da BYD operam em Londres desde outubro de 2015, e a BYD e a operadora local Alexander Dennis venceram em julho de 2018 a concorrência para a aquisição de 37 ônibus BYD ADL Enviro400EV, que entrarão em operação com a Transport for London ( TfL), que entrarão em serviço junto ao operador Metroline no segundo trimestre de 2019.

A BYD

Gigante global pioneira em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis e sistemas de armazenamento de energia. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in e ônibus (maiores de 10 metros) do mundo (2015, 2016, 2017 e 2018).

A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com mais de 240 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune.

Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações. Em 2016, a empilhadeira elétrica da BYD ganhou o prêmio IFOY de melhor empilhadeira elétrica do mundo. A primeira vez que uma marca não europeia ganha o principal prêmio do setor de logística na Europa.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega mais de 300 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.

COMPARTILHAR