EFC Day

Por: revistaamazonia.com.br

Para compartilhar as práticas de Inteligência Artificial, inovação e indústria 4.0 aplicadas na operação e manutenção da Estrada de Ferro Carajás – uma das ferrovias mais eficientes e seguras do Brasil, que por ano transporta cerca de 300 mil pessoas – a Vale promoveu ontem, quarta-feira (23), no Parque Botânico do Anjo da Guarda, o EFC Day, reunindo start ups, estudantes, empresas de tecnologia e especialistas da Vale ligados aos assuntos de tecnologia e inovação.

A iniciativa reuniu mais de 600 pessoas e teve diferentes ambientes com palestras, exposições, oficinas e visitas.

Com uma frota de 270 locomotivas e 20 mil vagões, além dos 300 mil passageiros, a EFC transporta por ano mais de 200 milhões de toneladas de minério, mas nem todos os clientes e passageiros sabem quanta tecnologia há por trás do funcionamento da ferrovia.
Entre as iniciativas já aplicadas e que foram apresentadas no evento estavam o moderno sistema de identificação de falhas instalado ao longo da via (waysides); a célula robótica, capaz de trocar rodeiros dos vagões em 15 minutos; e o centro de controle operacional, local onde é feito o monitoramento e controle das operações. Do Centro, é possível parar um trem em qualquer lugar da ferrovia com um único comando.

COMPARTILHAR