A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), publicou o primeiro edital de 2019 de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de trabalhadores na educação. O PSS prevê o preenchimento de 827 vagas distribuídas em funções de nível fundamental, médio e superior, para professor licenciatura plena e demais formações. As inscrições serão abertas no dia 16 de janeiro e a homologação do resultado ocorrerá em 28 de fevereiro.

Aqueles que almejam fazer parte do quadro de temporários da Semec devem acessar o site http://psssemec.belem.pa.gov.br para realizar a inscrição. As vagas para cargos de nível fundamental somam 585, as de nível médio são 112 vagas e 90 são de cadastro reserva, para o nível superior são 75 vagas e 15 de cadastro de reserva e para professor são 230 vagas e 70 de cadastro reserva. O edital está disponível no portal da Prefeitura de Belém, no site http://www.belem.pa.gov.br.

“Os candidatos aprovados devem atender a todas as escolas, em diversos cargos, de agente de portaria, merendeiro até bibliotecário e engenheiro civil”, esclarece a titular da Semec, Socorro Aquino. Vão ser ofertadas vagas em 22 cargos nos três níveis de formação e para 13 disciplinas de professores. Os contratos serão de um ano, podendo ser prorrogados para mais um ano.

Todo o processo de inscrição será realizado pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), que terá equipes disponíveis para o esclarecimento das dúvidas dos candidatos. A comissão do PSS da Semec também está à disposição para as questões que surgirem.

“A dica é ter tranquilidade na hora de inserir as informações, porque as inconsistências eliminam os candidatos. As informações devem ser reais, verdadeiras e sem inconsistências”, indica Socorro. “No PSS passado (realizado em 2017), o que eliminou o maior número de pessoas foram os erros de inserção dos dados. E naquele PSS todos os candidatos aprovados, incluindo os do cadastro reserva, foram convocados”, completa.

As vagas são para os cargos de agente de portaria, agente de serviços gerais, merendeiro e motorista, no nível fundamental; assistente administrativo e assistente escolar, no nível médio; e administrador, analista de comunicação social (relações públicas), analista de sistema da informação, analista de tecnologia da informação, arquiteto, bibliotecário, contador, estatístico, engenheiro civil, engenheiro elétrico, fisioterapeuta, jornalista, psicólogo, tecnólogo em gestão de recursos humanos, terapeuta ocupacional e técnico pedagógico, no nível superior. Para professor com licenciatura plena, as disciplinas são ciências, artes, educação física, ensino religioso, filosofia, geografia, história, inglês, matemática, português, sociologia, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Funbosque – Também serão ofertadas vagas temporárias na Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque).

Cento e dezenove vagas serão distribuídas em 14 funções, entre elas agente de portaria, agente de serviços gerais, assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar administrativo (trilheiro), eletricista, engenheiro agrônomo, merendeira, motorista, pedagogo, pedreiro, soldador e professores de educação física, educação especial, engenheiro de pesca, história, inglês, letras, matemática e séries iniciais.

Interessados devem conferir o edital do processo e realizar as inscrições, que são gratuitas, devem acessar o endereço eletrônico www.belem.pa.gov.br, entre os dias 16 e 21 de janeiro.