Governador Helder Barbalho prestigia concerto alusivo à cabanagem

    Nesta sexta-feira, 11, a partir das 19h30, o governador Helder Barbalho assiste, no Theatro da Paz, em Belém, a um concerto alusivo à Cabanagem, dentro da programação que integra a “Belém Cabana”, semana alusiva ao Movimento da Cabanagem (1835-1840), promovida pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Na ocasião, haverá o relançamento do livro “Cabanagem Poemas” e do CD “Poemas da Cabanagem”, do professor Valdecir Palhares, seguido da apresentação do coro infanto-juvenil Vale Música, e finalizando com o espetáculo “Cabanos”, do grupo de teatro Encenação Cultural do Pará.

    A peça “Cabanos” é fruto de uma extensa pesquisa feita sobre a Cabanagem pelo diretor Fernando Matos. O espetáculo começa no momento em que os cabanos tomam conhecimento da morte do cônego Batista Campos, que marca o começo da revolta. Desse ponto, o enredo segue lembrando fatos históricos, que são apresentados de forma intercalada com a ficção.

    O livro “Cabanagem, Poema”, do professor Valdecir Palhares conta com mais de 230 versos que recontam a história da Cabanagem. Palhares é paulista e analisou mais de 300 obras sobre o movimento para elaborar o seu livro.

    Serviço:

    A distribuição de ingressos será feita na bilheteria do Theatro, a partir das 19h, e, também no site: www.ticketfacil.com.br, desde às 9 horas desta quinta-feira (10/01).

    COMPARTILHAR