UFPA aguarda notas do Enem para o PS2019

    Mais de 88 mil estudantes e suas famílias e amigos aguardam ansiosamente a publicação da demanda do Processo Seletivo 2019 (PS 2019) da Universidade Federal do Para (UFPA). E o Centro de Processos Seletivos da instituição esclarece que a espera ainda não tem prazo para acabar. É que a UFPA depende do recebimento das notas dos candidatos no Enem2018 para dar andamento a realização do concurso, o que ainda não possui prazo para acontecer.

    “A rotina é a mesma de todos os anos: recebemos as solicitações de inscrição de todos os candidatos, realizamos o Exame de Habilidades em Dança e Música e aguardamos o recebimento da nota dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) para, então, confirmamos quais candidatos estão aptos para participar do concurso”, detalha Arquimimo Almeida, diretor em exercício do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

    Após a homologação das inscrições, com a confirmação da participação dos candidatos, é que a UFPA, então, pública a demanda para cada curso. “Também dependemos destas notas e desse processo de homologação para, então, processarmos o resultado do concurso, ou seja, a publicação do Listão de Classificados do PS2019”, informa Arquimimo Almeida.

    No momento, 88.901 solicitações de inscrição no PS2019 estão aptas à homologação, ou seja, estão pagas ou receberam isenção e aguardam a confirmação de participação na prova do Enem2018 para serem homologadas, conforme o item 2.4.4 do edital do PS2019, que afirma “A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de que o candidato está inscrito no Enem 2018”. (http://ceps.ufpa.br/arquivos/vestibular/PS%202019/editais%20avisos/EDITAL_5_2018_PS_UFPA_2019.pdf)

    Em 2018 as notas foram recebidas pela UFPA logo após a disponibilização do resultado aos estudantes. “A publicação das notas aos participantes do Enem2018 deve ocorrer até o dia 21 de janeiro, já que a partir do dia 22 começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)”, estima o diretor em exercício do Ceps/UFPA.

    A UFPA ressalta, porém, que “o recebimento das notas do Enem2018 pelas estudantes não significa que as universidades também receberam o resultado. São calendários distintos, os da entrega das notas aos alunos e da entrega das notas às instituições”, reafirma Arquimimo Almeida.

    Este ano, a UFPA não disponibilizará vagas pelo SiSU e 100% delas estão sendo ofertadas via PS2019. (https://www.portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/9292-entenda-o-porque-da-ufpa-nao-ofertar-vagas-no-sisu-em-2019-e-o-que-isso-significa) Mas não há nenhum impedimento para que os candidatos possam concorrer as vaga disponíveis pelo sistema do Ministério da Educação. Apenas não encontrarão nele, vagas para a UFPA.

    Serviço:

    Processo Seletivo 2019 (PS2019) da UFPA

    Ainda sem previsão para publicação da homologação de inscrições, demanda e Listão.

    Informações no site do concurso (http://ceps.ufpa.br/index.php/vestibular/ps2019)

    COMPARTILHAR