Cooperativas da região Oeste ganharão MBA

Por: paracooperativo.coop.br

 

A Pérola do Tapajós, uma das regiões polo do Estado, sediará o primeiro curso descentralizado de pós-graduação latu sensu em Gestão de Cooperativas. O MBA será realizado pelo SESCOOP/PA com o objetivo de qualificar profissionais para participarem ativamente na gestão das cooperativas. As inscrições estarão abertas para a seleção no período de 03 a 30 de janeiro do próximo ano. Podem participar dirigentes, conselheiros e funcionários de cooperativas adimplentes no Sistema OCB/PA.

 

Serão oferecidas 35 vagas para vinculados a cooperativas que, além de serem contribuintes do Sistema, estejam participando dos programas PAGC ou PDGC, bem como do projeto Dia C ambos a pelo menos um ciclo. A cooperativa se responsabilizará diretamente por determinado percentual de custeio do seu indicado, mediante contrato firmado.

 

“Era um projeto que já vínhamos planejando há anos, tendo em vista o potencial econômico que a região representa para todo o Pará. A partir deste modelo, também replicaremos para outras regiões estratégicas de forma descentralizada, abrangendo o maior número de cooperativistas e contribuindo para o desenvolvimento integrado de todo o Estado”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

A seleção dos inscritos pelas próprias cooperativas será realizada por uma Comissão composta por membros do SESCOOP/PA, necessitando que o candidato tenha escolaridade em nível superior e preencha os requisitos previstos em edital. No processo de seleção, serão levados em consideração os critérios estabelecidos, além de análise curricular.

 

A carga horária total do curso é de 370 horas, com encontros mensais a ocorrem em Santarém a partir de março. Dentro da grade curricular do curso, serão trabalhadas as disciplinas: Pensamento Econômico Cooperativo, Introdução à Economia Brasileira, Planejamento Estratégico, Direito das cooperativas, Governança corporativa: gestão e direção nas sociedades cooperativas, Plano de negócios, Contabilidade e análise do desempenho das empresas, Técnica de negociação, Estratégias e marketing, Gestão de pessoas e equipes, Gestão financeira, Sistemas de informação gerencial e processos decisórios, Investimentos e planejamento financeiro, entre outras previstas em edital.

 

“Nosso propósito é ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas gerenciais para cooperativas, contribuindo a um melhor desempenho organizacional e profissional. Essa mão de obra qualificada irá atender as necessidades das singulares com relação ao aprimoramento e desenvolvimento da gestão. A partir disso, mudaremos o cooperativismo paraense de patamar”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

O custo operacional do curso será de aproximadamente R$ 9 mil por aluno, sendo 60% custeado pelo SESCOOP/PA e 40% pela cooperativa indicadora, correspondendo a 19 parcelas mensais de R$ 186,20. As inscrições deverão ser realizadas no período mencionado com o preenchimento da ficha de inscrição e entrega da documentação pelos candidatos. Caso a cooperativa não possua sede em Belém/PA, poderá efetuar a inscrição encaminhando toda a documentação solicitada por e-mail.

 

Serviço: A ficha de inscrição e demais informações poderão ser solicitadas pelo e-mail capacitacao@paracooperativo.coop.br

 

 

 

 

COMPARTILHAR