TCE Cidadão chega às Ilhas da região de Ananindeua

A Escola de Contas Alberto veloso (ECAV), com a ajuda dos facilitadores do Projeto TCE Cidadão, apresentou a função e missão do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na última quinta-feira, 06 de dezembro, a 48 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Domiciano de Farias, localizada na comunidade de Igarapé Grande, região das ilhas de Ananindeua.

Com temas como o controle social e a atuação fiscalizadora do tribunal, a palestra rendeu muitas perguntas dos estudantes a respeito dos direitos e deveres que cabem aos cidadãos. “As crianças e os pais se interessaram pelo assunto que levamos até eles”, explicou Flavia Chaves, facilitadora e servidora do tribunal.

O ano ainda não acabou e a ECAV já apresentou o Projeto TCE Cidadão em 92 escolas, na cidade de Belém e no interior do estado do Pará. Durante as apresentações, os facilitadores tiveram oportunidade de observar o cotidiano vivido pelos estudantes e professoras das mais variadas localidades.

“Fomos recebidos pelo diretor da escola que nos contou sobre as dificuldades enfrentadas por eles no passado quando não havia energia na região. Eles não podiam armazenar a merenda escolar por falta de refrigerador. Problemas que ajudaram no aprendizado entre os alunos sobre o cuidado com o bem comum”, contou o diretor da escola, Aureliano da Costa Junior.

As ações do TCE Cidadão continuam neste mês de dezembro com o objetivo de alcançar a quantidade de escolas visitadas no ano passado. O Projeto já conseguiu ser apresentado, este ano, para 92 escolas, faltando, portanto, apenas duas para alcançar o número de 2017.

COMPARTILHAR