JOGOS QUILOMBOLAS VALORIZAM A CULTURA NEGRA NO MARAJÓ

A comunidade quilombola de Vila União/Campina, no município de Salvaterra, ilha do Marajó, sediou a 15ª edição dos Jogos Quilombolas. O evento reuniu quase duas mil pessoas, e teve o envolvimento de equipes das 16 comunidades de Salvaterra e municípios próximos.
A Malungo, entidade promotora do evento, precisou de quatro meses de preparação e uma grande mobilização de apoiadores e voluntários, para conseguir a estrutura necessária ao evento.
Entre as disputadas esportivas, destaque para a Luta Marajoara, esporte de combate típico dos caboclos da ilha do Marajó, onde homens e mulheres disputam a derrubada do oponente, para sujar suas costas no chão. Além de muita cultura, com foco no carimbó e ritmos africanos, concursos de beleza negra e o envolvimento de pessoas das cidades próximas que foram prestigiar o evento.
Joselda Barbosa foi a escolhida no concurso da beleza negra, e a vila de Bairro Alto sagrou se a grande campeã desta edição dos jogos.
“É uma das formas que temos para expressar a valorização das nossas raizes e elevar a auto estima dos povo quilombola” disse Hilário, coordenador da equipe de organização dos jogos.