Inscrições abertas para a I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção, que será no próximo dia 15

No dia 15 de dezembro o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), o Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o Ministério Público Federal (MPF) realizarão a I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção, que acontecerá no Parque Estadual do Utinga, em Belém. As vagas para participar da atividade são limitadas e as inscrições serão realizadas por meio do link www.even3.com.br/caminhada1mp entre os dias 1 e 9 de dezembro.

Os inscritos deverão doar um quilo de alimento não perecível e levar até os postos de entrega dos kits da caminhada, nos dias 11 e 12 de dezembro. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade em Belém.

Com esta iniciativa, os órgãos ministeriais objetivam promover a aproximação e a integração do Ministério Público com a sociedade, além da defesa da cidadania e a promoção da qualidade de vida e, ainda, lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro.

De acordo com a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, o objetivo da caminhada é fortalecer a união e o elo de confiança da sociedade em relação ao trabalho realizado pelas instituições ministeriais em ações de prevenção e de combate à corrupção.

“É importante que o Ministério Público crie laços com a população, e por meio de atividades abertas, lúdicas, esta sinta-se acolhida, visando uma aproximação benéfica para a concretização da missão institucional do parquet e o fortalecimento do controle social. A parceria entre os órgãos de controle e o controle social é fundamental para o combate à corrupção, desde os pequenos atos até os maiores. É preciso haver uma mudança cultural e para isso todos os atores sociais devem estar em sintonia”, afirmou.

O procurador-chefe do MPF no Pará, Alan Mansur, comentou sobre a importância da forma como o tema está sendo pautado com a sociedade, chamando a atenção para a necessidade de discuti-lo, auxiliando o cidadão a estar bem informado e preparado para ser um multiplicador dessas informações. “O combate à corrupção não é um tema cuja discussão tem que ficar restrita aos órgãos de controle. É um tema que interessa a toda a sociedade, e que, se ignorado, pode acarretar prejuízos no cotidiano de todos nós, e no desenvolvimento da atual e das futuras gerações”, afirmou.

Mansur ressalta, ainda, que “é muito salutar tratarmos desse tema de uma maneira informal, incorporando-o em um evento que vai reunir toda a família, crianças, jovens, adultos e idosos. É uma forma de a sociedade se unir em favor de uma causa fundamental, e de espalhar esse convite o máximo possível, em uma linguagem atraente e encorajadora”, ressaltou.

Sobre o evento –  A I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção é um evento realizado pelos órgãos ministeriais do Estado, MPC-PA, MPCM-PA, MPPA e MPF, com o apoio das 14 instituições que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Pará, entre elas, os Tribunais de Contas da União, do Estado e dos Municípios, a Controladoria-Geral da União no Pará, a Polícia Federal e a Superintendência da Receita Federal do Brasil – 2° Região Fiscal.

Serviço

I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção

Quando? Dia 15 de dezembro de 2018, às 7h30 da manhã

Onde? Parque Estadual do Utinga – Avenida João Paulo II, S/N – Belém/PA

Qual a data da entrega dos kits da I Caminhada? Nos dias 11 e 12 de dezembro

Onde ficarão os postos de entrega de kits da caminhada?

  • Para servidores dos MPC-PA, MPCM-PA, MPPA e MPF: em seus respectivos órgãos
  • Para os demais inscritos: na sede do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (av. Nazaré, 766)


Informações para a imprensa:

Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial