Programação SB São Paulo 2018

Por: revistaamazonia.com.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Segunda-feira, dia 3 de Dezembro
19hs às 21hs
SESSÃO DE ABERTURA – SOMENTE PARA CONVIDADOS
 Álvaro Almeida (Sustainable Brands São Paulo)
 KoAnn Skrzyniarz (fundadora Sustainable Brands)
 David McCauley (SC Johnson)
 Chris Coulter (GlobeScan) e convidados: KoAnn Skrzyniarz (SB), André Lopes (Diretor de Marca Ben & Jerry’s) e Maria Paula Fonseca (Diretora de Marca Global Natura)
 Lançamento iniciativa The Nature Conservancy
 Coquetel
Terça-feira, dia 4 de Dezembro
10 horas às 12h30
PLENÁRIA – ABERTA AO PÚBLICO
 Boas Vindas – Álvaro Almeida (SBSP) e mestre de cerimônias Paulina Chamorro (Rádio Vozes)
 KoAnn Skrzyniarz (Sustainable Brands)
 Lorraine Smith (Volans)
 Guilherme Brammer (Boomera)
 David McCauley (SC Johnson)
 Ornella Guzzo (Heineken) e Flávia Ávila (InBehavior Lab)
 Alejandro Gowland (National Geographic)
14horas às 18h30
ACTIVATION HUB
14hs – 15h15 – Good Water – O papel do setor privado na construção de um futuro sustentável, o case da Coalizão Cidades pela Água
Samuel Barreto (TNC)
Filipe Barolo (Ambev)
14hs – 15h15 – Good Mobilization – Marcas, Mobilização e Ciência de Dados
Renato Guimarães (Together)
Rodrigo Santini (Ben&Jerry’s)
José Borbolla Neto (Digital House Brazil)
Marcelo Machado (Causar)
15h30 – 16h45 – Good Beverage – Como mudar o hábito de quem bebe e dirige
Ornella Guzzo (Heineken)
Flávia Ávila (InBehavior Lab)
15h30 – 16h45 – Good Culture – Como redesenhar a cultura urbana
Bruno Assami (Unibes)
Adriana Barbosa (Feira Preta)
Leandro Ribeiro da Silva (Brazil Music Association)
17h – 18h15 – Good Plastic – Eu escolho o planeta
Paulina Chamorro (moderadora)
Alejandro Gowland (National Geographic)
Marcela Zambardino (Positiv.a)
João Malavese (Ecosurfe)
17h – 18h15 – Good Finance – Banking for the Future: Princípios para Responsabilidade Bancária da ONU
Fernando Silas Siedschlag (Bradesco)
Konrad Huber (ERM)
14hs – 18h15
Festival da Nova Economia
Climate Ventures apresenta startups que geram impacto positivo no clima.
14horas às 18h30
WORKSHOPS
14hs às 15h15
GlobeScan – O novos atributos das empresas líderes
Chris Coulter aprofunda os aprendizados reunidos no livro All In – O Futuro da Liderança nos Negócios. All In define um framework para o sucesso de empresas no longo prazo em torno de cinco atributos-chave:
Propósito / Planejamento / Cultura / Colaboração / Advocacy
14hs às 16h45
Sistema B – Toda empresa pode seguir um Caminho B! Pergunte-me como.
Conheça formas de medir o impacto de sua empresa por meio dos programas oferecidos pelo Sistema B que mostram caminhos para fazer parte desse movimento, além de aprofundar na Avaliação de Impacto B. Vamos explorar benchmarks mundiais, que estão mostrando na prática que é possível mudar a regra do jogo. Além de conhecer empresas B inspiradoras que tem usado a força dos negócios para redefinir o que é sucesso na economia.
14hs às 16h45 (partes 1 e 2)
Centro de Empreendedorismo do Insper – Design para a inovação social: explorando problemas complexos
O setor privado é indispensável para desenvolver soluções que contribuam substancialmente para aliviar os mais desafiadores problemas de nosso tempo. Para isso, é preciso mergulhar intensamente no
entendimento de problemas intricados, mal estruturados e profundamente complexos. Neste workshop, participantes terão uma experiência prática intensa de design com o objetivo de investigar problemas sociais complexos e desenvolver soluções inovadoras de forma colaborativa, em parceria com organizações de diferentes setores, governo, empreendedores e acadêmicos. Ao fim do workshop, os participantes serão capazes de: (i) investigar profundamente e definir sistematicamente um problema complexo; (ii) identificar e atuar em oportunidades de inovação dentro do contexto dos desafios de sustentabilidade e (iii) planejar o desenvolvimento de soluções inovadoras para endereçar problemas de alta complexidade usando técnicas de design.
15h30 às 16h45
Amcham – Inclusão e Diversidade, os destaques do Prêmio Eco 2018
O mais relevante prêmio de sustentabilidade do Brasil chega a sua 35a edição com recorde de cases inscritos, de start-ups a grandes empresas. Neste ano, como forma de dar visibilidade para um tema central da evolução da sustentabilidade corporativa, o Prêmio Eco destaca iniciativas de Inclusão e Diversidade. Vamos conhecer neste workshop, alguns dos casos destacados de empresas que estão ativamente trabalhando para construir espaços de atuação inclusivos e diversos.
17hs às 18h15
Volans – Our Carbon Future – Um plano da Volans
Com base na abordagem sistêmica, Lorraine Smith, diretora associada da Volans, conduzirá um mergulho interativo para gerar ideias e mais exemplos de como indivíduos, organizações e redes que já existem podem ser aproveitados para impulsionar o futuro que queremos. Os participantes explorarão o plano de 6 pontos do Our Carbon Future, como parte da iniciativa de Nova Economia de Carbono da Volans, bem como exemplos onde cadeias de valor podem capturar mais CO2 do que emitem. O workshop nos desafiará a criar mais exemplos de nossos recursos atuais e a imaginar possibilidades disponíveis em nosso futuro próximo.
17h às 18h15
Civi-Co – Como empresas podem impulsionar negócios sociais
Vamos entender como alavancar a potência dos negócios sociais e o impacto gerado além do lucro a partir da conversa com os próprios desenvolvedores desses negócios. Com a mediação de Ricardo Podval, CEO do Civi-Co, um ecossistema de negócios sociais em São Paulo, poderemos dialogar com:
HYPE 60+ – Consultoria de marketing especializada no consumidor sênior. Os 60+ já representam mais de 15% do Brasil – 30,2 milhões de pessoas. Em uma parceria com a Pipe Social, vitrine de negócios sociais que também é residente do CIVI-CO, Layla Vallias, fundadora da Hype60+ lançou este ano um estudo inédito sobre a economia prateada, o Tsunami 60+, um público consumidor que movimenta mais de 1 trilhão de reais!
Santo Caos – Consultoria de engajamento que tem como objetivo auxiliar as empresas no conhecimento profundo dos seus públicos. A Santo Caos trabalha com todos os tipos de perfis considerando as formações, origens, experiências e culturas das pessoas. Prova disso é que mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBT e estrangeiros compõem mais de 60% dos clientes e colaboradores da empresa.
Atina – cria cursos de formação e recursos pedagógicos especiais para cada rede de ensino, com uma metodologia de ensino inovadora, que faz dialogar disciplinas e conteúdos resultando em uma experiência transformadora.
17h às 18h15
Reos Partners – Trabalhando com o inimigo
No mundo de hoje, para lidar com os problemas complexos que a sociedade enfrenta, com freqüência precisamos conviver e trabalhar com pessoas das quais discordamos. Para Adam Kahane, diretor da Reos Partners e autor do livro Trabalhando com o Inimigo, Como Colaborar Com Pessoas Das Quais Você Discorda, Não Gosta ou Desconfia a maneira tradicional como imaginamos a colaboração é um fator limitador diante das complexidades de nossa época. O autor sugere a adoção de uma nova abordagem: a “colaboração estendida”, que só é alcançada quando abandonamos a noção tradicional de colaboração e a “estendemos”, mesmo em meio à desarmonia e à diferença, aprendendo a dar um passo à frente de cada vez. Isso significa trabalhar com outras pessoas, incluindo nossos oponentes e inimigos. Nesta oficina, Christel Scholten, Diretora Executiva e Lucilene Danciguer, Consultura Sênior da Reos Partners Brasil, abordarão os principais conceitos da “colaboração estendida” e conduzirão dinâmicas para vivenciar esta forma avançada de colaboração.
Quarta-feira, dia 5 de Dezembro
ACTIVATION HUB
10horas às 16h00
10hs – 11h15 – Good Packaging – A reciclagem como porta de entrada para a economia circular
Claudia Leite (Nespresso)
Beatriz Luz (Exchange 4change Brazil)
Gisela Schulzinger (Associação Brasileira de Embalagens – ABRE)
Fabiana Wu (Avery Dennison)
10hs – 11h15 – Good Technology – Soluções exponenciais em defesa da biodiversidade
Felipe Spina Avino (WWF)
Henrique Pereira (CarbonWay)
Kellen Ribas (Plastik Bank)
Luísa Guimarães Krettli (Sunew)
11h30 – 12h45 – Good Amazon – Amazônia e os esforços para impulsionar a economia da floresta
Luciana Villa Nova (Natura)
Franquismar Maciel – Coord da Rede Jirau (Pará)
Valmir Ortega – diretor executivo Conexsus
Joanna Martins – sócia da empresa Manioca
11h30 – 12h45 – Good Health – Alternativas e soluções para um modelo de saúde mais sustentável
Luis Fernando Rolim Sampaio (Seguros Unimed)
14h15– 15h30 – Good Food – Qualidade de Vida e Inovação
Luísa Haddad (Pé de Feijão)
Wilbert Zumba de Souza (Mãe Terra)
Edson Leite e Adélia Rodrigues (Gastronomia Periférica)
14h15– 15h30 – Good Fashion – Lab Moda Sustentável
Christel Scholten (Reos Partners)
10hs – 16hs
Festival da Nova Economia
Climate Ventures apresenta startups que geram impacto positivo no clima.
WORKSHOPS
10horas às 16h00
10h às 11h15
Philip McKenzie – Futures Thinking e Sustentabilidade
O antropólogo que estuda a construção e as características da cultura do nosso tempo, vai aprofundar nesse workshop como podemos desenvolver uma capacidade para identificar essas tendências. Futures Thinking é o processo baseado em design que nos permite prever potenciais alternativas futuras. Quais são as técnicas e sistemas que podemos criar para vislumbrar um futuro sustentável?
10hs às 15h30
Millennials Lab – Manifesto MLab 2030
A iniciativa de sucesso do Sustainable Brands no Brasil de trazer a visão dos jovens para a interação com as empresas prepara-se para entrar em uma nova fase em 2019: vai ganhar maior abrangência, alcançando cinco cidades de diferentes regiões do Brasil e para tanto terá uma duração maior, percorrendo o ano até o SBSP 2019, em setembro do próximo ano. Para chegar lá, os jovens dessa edição construirão nesse workshop de dia inteiro o Manifesto Millennials Lab 2030, uma atualização a partir do primeiro Manifesto feito por jovens no primeiro Lab, no Sustainable Brands Rio 2015. O MLab é um momento especial de interação entre profissionais de empresas e jovens inovadores sociais, selecionados na periferia de São Paulo, sob a mentoria da Flowmakers e do Engajamundo.
10h às 11h15
Como criar corpo para a sustentabilidade – A Teoria U em movimento
Vamos aplicar ferramentas da Teoria U em movimento, conhecidas como Teatro da Presença Social. Trata-se de uma tecnologia social de ponta baseada na consciência e no corpo criada no Presencing Institute por Otto Scharmer e Arawana Hayashi como um método rápido, profundo e eficiente que gera engajamento e mudança sistêmica. Utilizando movimentos simples e esculturas corporais, ele torna visíveis aspectos que não estão explícitos nos sistemas sociais. Neste workshop, aprofundaremos a percepção individual e coletiva da sustentabilidade e cocriaremos o corpo coletivo que, de um modo integrado, gera condições para ações sustentáveis enraizadas e viáveis.
11h30 às 12h45
Report – Como empresas inserem os ODS à estratégia
A Agenda 2030 foi construída de maneira colaborativa por representantes de governos, do setor acadêmico, de ONGs e do setor privado. Trata-se um caso único dentre iniciativas de desenvolvimento na medida em que se procurou aproveitar o conhecimento e o capital de negócios e de investidores para enfrentar e resolver os desafios globais representados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A oficina marca o lançamento do estudo Os ODS na Estratégia Empresarial e mostra como algumas
empresas brasileiras estão aproveitando essa oportunidade única de converter as necessidades e as ambições da sociedade em soluções empresariais.
11h30 às 12h45
ponte A ponte – O marketing social de Lee e Kotler: tendências e casos de sucesso
O painel+aquário interativo fará o pré-lançamento da 1a edição em Português do livro “Marketing Social” (2019, pela Editora Saraiva), de autoria de Nancy Lee e Philip Kotler. Na sessão, serão discutidos os principais conceitos e tendências do marketing social no Brasil e no mundo, além de apresentados casos brasileiros que constarão do livro: os produtos socioeditoriais da Editora MOL e Feira de Trocas de Brinquedos do Instituto Alana.
14h15 – 15h30
The Nature Conservancy – Como as soluções da natureza podem responder aos maiores desafios da humanidade?
A natureza é essencial para prevenir e mitigar os maiores desafios da humanidade, como escassez de recursos hídricos, segurança alimentar, aumento populacional, mudanças climáticas, qualidade do ar, desastres naturais. Qual o nosso papel, como empresas, governo e sociedade diante desse cenário? O que podemos fazer para ajudar a natureza a cumprir suas funções?
14h15 às 15h30 (parte 3 e final)
Centro de Empreendedorismo do Insper – Design para a inovação social: explorando problemas complexos
O setor privado é indispensável para desenvolver soluções que contribuam substancialmente para aliviar os mais desafiadores problemas de nosso tempo. Para isso, é preciso mergulhar intensamente no entendimento de problemas intricados, mal estruturados e profundamente complexos. Neste workshop, participantes terão uma experiência prática intensa de design com o objetivo de investigar problemas sociais complexos e desenvolver soluções inovadoras de forma colaborativa, em parceria com organizações de diferentes setores, governo, empreendedores e acadêmicos. Ao fim do workshop, os participantes serão capazes de: (i) investigar profundamente e definir sistematicamente um problema complexo; (ii) identificar e atuar em oportunidades de inovação dentro do contexto dos desafios de sustentabilidade e (iii) planejar o desenvolvimento de soluções inovadoras para endereçar problemas de alta complexidade usando técnicas de design.
14h15 – 15h30
Rever Consulting – Idea Maker – Game para criar soluções de impacto positivo
Diante de um mundo tão dinâmico e com desafios cada vez mais complexos nos distanciamos da questão principal: discutir, desenhar e integrar novos modelos de negócios! Usando um game interativo e dinâmico, a sessão tem como objetivo direcionar a ideação de iniciativas para acelerar uma transformação social, usando a força dos negócios para atender necessidades chaves sociais (alimentação, finanças, energia, saúde…).
16 horas às 19h
PLENÁRIA ENCERRAMENTO
 Boas Vindas – Philip McKenzie
 Millennials Lab – Manifesto 2030
 Fred Gelli (Tátil Design de Ideias) e Claudia Pinheiro (Natura)
 Cláudia Leite (Nespresso)
 Flavio de Stéfano (Interface)
 Maure Pessanha (Artemísia) e Luís Fernando Guggenberg (Vedacit) e Fernando Assad (Vivenda)