TCE-PA apoia lançamento de livro do cônego Ronaldo Menezes

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) sediou, na quinta-feira, 22, o lançamento do livro “Família, Imagem de Deus”, editora Aquarela, de autoria do cônego Ronaldo Menezes, da Paróquia São Geraldo Magela, do conjunto Marex, bairro de Val-de-Cans. A cerimônia de lançamento do livro ocorreu no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo, no edifício-sede do TCE-PA.

O lançamento do livro foi uma sugestão dos conselheiros Cipriano Sabino e Nelson Chaves em valorização da cultura local, além de contar com o apoio da presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima. O evento está alinhado aos objetivos do espaço cultural, instituído pela Resolução nº 17.765, de 3 de setembro de 2009, sob a proposição do conselheiro Nelson Chaves.

O conselheiro Cipriano Sabino destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo cônego Ronaldo Menezes nas comunidades atendidas pela Paróquia de São Geraldo Magela. A venda do livro será totalmente destinada às obras de edificação de um prédio pertencente à paróquia, com a expectativa de influenciar positivamente o cotidiano da população local a partir da expansão da evangelização e de futuras ações sociais nas imediações do Marex.

“Cônego Ronaldo Menezes é membro da Academia Paraense de Letras e um verdadeiro pastor. Ele tem feito um trabalho muito expressivo por onde passa, evangelizando, ensinando e aconselhando os seus fiéis. Um trabalho extraordinário pela Igreja Católica”, disse o conselheiro.

O conselheiro Nelson Chaves falou da missão desempenhada pelo Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego na promoção da cultura. “O tribunal, dispondo deste espaço, abrindo as suas portas, ele não só estende a mão àqueles que fazem a cultura e a arte desta terra, mas presta um serviço à sociedade divulgando, para todos conhecerem, tantos artistas e intelectuais que almejam por um lugar ao sol. O tribunal tem de se sentir premiado por isso por dar oportunidade a partir do seu espaço, que foi feito de uma maneira muito simples, mas que, felizmente, tem tido muita utilidade”, disse o conselheiro idealizador.

Família– No livro, o cônego Ronaldo Menezes fala da família como projeto divino, sendo que Deus é a sua origem e o solo fecundo onde ela floresce com todo vigor. “É impossível pensar na família prescindindo de Deus e de seus propósitos. Os textos bíblicos destas reflexões, que propus aos casais da nossa igreja, nos ajudam a compreender os caminhos possíveis para a família numa sociedade como a nossa que, às vezes, teimosamente, insiste em prescindir da iluminação da fé para se estabelecer como lugar especialmente favorável e verdadeiro, onde se pode viver a contagiante experiência gratificante do amor”, explicou o cônego a respeito da obra.

A presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, enfatizou o valor do livro ao abordar a temática da família, um dos símbolos sagrados do Cristianismo, considerado o alicerce para a boa formação do cidadão. Ela prestigiou a cerimônia de lançamento da obra com os demais conselheiros da Corte de Contas e convidados, entre os quais o procurador geral do estado do Pará, Gilberto Valente Martins.

 

{phocagallery view=category|categoryid=45|limitstart=0|limitcount=32|detail=3|displayname=0|displaydetail=0|displaybuttons=0|displaydownload=0|imageordering=1}

COMPARTILHAR