Para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado neste domingo, 18/11, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), orientará os usuários ambulatoriais sobre os perigos no trânsito. A programação ocorrerá nesta terça-feira, 13/11, na recepção principal da Unidade, como parte do programa “Direção Viva: Você Consciente, Trânsito mais Seguro!”, uma iniciativa da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar para ajudar a reduzir os índices de acidentes na região.

O Hospital Regional de Marabá é referência em atendimento de traumas de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses. De janeiro a outubro de 2018, a Unidade atendeu 94 pacientes vítimas de acidente de trânsito, a maioria motociclistas.

Direção Viva

Realizado desde novembro de 2016, o programa é um projeto contínuo de promoção de ações de educação em saúde, voltadas à conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito. É desenvolvido nas unidades públicas do Pará gerenciadas pela Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em Marabá já foram realizadas mais de dez edições, atingindo, além de usuários e colaboradores, estudantes, mototaxistas e até veranistas.

  
“O ‘Direção Viva’  mostra os impactos dos acidentes a partir de histórias de pacientes internados no Hospital. A maioria deles são jovens e, com o acidente, precisam mudar drasticamente a rotina, algumas vezes para sempre, quando tudo isso poderia ser evitado se todos fossem mais responsáveis no trânsito”, disse o diretor Hospitalar, Valdemir Girato.

  
Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.