Nesta sexta-feira, 16, das 8h20 às 21h, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Cidadania e Direitos Humanos (GEPCDH), da Faculdade UNINASSAU Belém, realizará o II Encontro da Extensão: Direitos Humanos, Família e Relações de Gênero, no auditório da unidade Quintino. O evento é uma parceria entre os cursos de Serviço Social e Pedagogia da instituição.

A coordenadora do curso de Serviço Social da UNINASSAU Belém, Rócio Tamara Aguirre, comenta a escolha do tema  “em nossas atividades práticas nas escolas, nos instigou o fato da família ser vista como ‘problema’, principalmente quando não se apresenta no ‘modelo tradicional’, formado pelo pai, mãe e filho. Porém, a estrutura familiar que a própria escola identifica, em sua maioria, é destacada a presença apenas da mãe e os filhos, avós e filhos, e/ou pai e filhos”, explica a professora.

Pensando nesta realidade o GEPCDH vai discutir a Escola a partir da dimensão dos Direitos Humanos, trazendo ao debate temas como a escola sem partido, a família, questões de gênero e cidadania, para refletir sobre estes conceitos e suas interfaces com a democracia, “queremos pensar novos rumos dentro no contexto atual que se mostra contraditório ao campo dos direitos humanos. Como pensar Direitos Humanos, cidadania, questões de gênero, se a compreensão de família é limitada?”, indaga a professora Tamara Aguirre.

A programação contará com palestras, mesas redondas e apresentações de artigos científicos, ao longo dos três turnos. Entre os palestrantes, estará a reitora da UNAMA – Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo. O evento é aberto ao público, com inscrições pelo site: https://extensao.uninassau.edu.br