Círio de Pitimandeua.

Em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, moradores da Comunidade Quilombola de Pitimandeua, localizada na cidade de Inhangapi, nordeste do Pará, realizaram a procissão por ramais e ruas do vilarejo.
Este ano, foi comemorado o Círio de numero 121, que, segundo Adauto Silva, coordenador da festa, as homenagens comecaram em 1897, proveniente de um arraial. De acordo com ele, seu tetravô, junto com amigos e familiares, realizavam um arraial, para comemorar a devoção à Nossa Senhora de Nazaré, e, vendo, que muito mais gente, vindo de outras cidade e vilarejos aumentava, resolveram criar a procissão do círio.
Desde então, as homenagens continuam atraindo visitantes, que acompanham em uma caminhade de cerca de um quilometro e meio, saindo de uma pequena capela, localizada em um Ramal da comunidade, seguindo pelas ruas da comunidade, terminando na igrejinha, no centro da vila, onde é encerrada com uma missa.
No percurso, várias homenagens são feitas pelos moradores, como a tradicional queima de fogos por onde passa a procissão, as promessas são várias, como os anjinhos, puxadores da corda, e, há que acompnhe, montado a cavalo.
Texto e foto: Cezar Magalhães

COMPARTILHAR