Uepa oferece ação em defesa à saúde da mulher

    No encerramento do mês Outubro Rosa, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará a Ação Integrada em Saúde da Mulher. O evento ocorrerá no dia 31 de outubro, das 8h às 12h, no Centro de Saúde Escola (CSE) da Uepa, localizado na Avenida Rômulo Maiorana, Nº 2558, bairro do Marco, em Belém.

    O evento é gratuito e aberto à comunidade. A programação contará com dinâmicas, quiz, momento de autocuidado feminino (limpeza de pele) e palestras sobre cuidados que a mulher deve ter com a sua saúde. Participarão da ação os alunos do cursos de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física.

    Profissionais de enfermagem e medicina estarão durante o evento para verificar pressão arterial e o nível de glicose das mulheres. Também será realizado o exame preventivo, que serve para diagnosticar previamente doenças sexualmente transmissíveis, bem como o câncer de colo do útero. Serão disponibilizadas 60 fichas e os interessados devem se direcionar ao Centro de Saúde Escola.

    O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990 para conscientizar a população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o intuito de compartilhar informações sobre a doença, promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento do câncer de mama.