UFPA e UEPA selecionarão preceptores para Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia.

    A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) ofertarão 12 vagas para o [/midias/anexos/29396A_edital_no_002-2018_preceptores_ufpa-uepa.pdf]Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia. A seleção é destinada a preceptores dos programas de residência médica e multiprofissional das duas instituições. As inscrições serão realizadas de 29 de outubro a 30 de novembro.

    O curso é ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde na Amazônia (PPGSA) do Núcleo de Medicina Tropical (NMT). A coordenação fará a seleção através da documentação exigida no [/midias/anexos/29396A_edital_no_002-2018_preceptores_ufpa-uepa.pdf]edital, de prova teórica, avaliação do Curriculum vitae (Lattes), entrevista e arguição sobre o pré-projeto, além de prova de conhecimento de língua inglesa.

    Cinco vagas serão destinadas a candidatos da UFPA, de acordo com o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da PROPESP-UFPA. Outras cinco são voltadas a candidatos dos hospitais Ophir Loyola, Clínicas Gaspar Vianna e Santa Casa de Misericórdia, além da UEPA, e duas são para o hospital Santo Antônio Maria Zaccaria.

    O objetivo da formação é qualificar a produção científica e tecnológica com vistas à produção de conhecimento e de produtos aplicáveis no Sistema Único de Saúde (SUS), no ambiente amazônico. A expectativa é que o conhecimento seja capaz de transformar processos e realidades através dos preceptores vinculados à programas de residência em saúde da UFPA ou da UEPA e hospitais de ensino de Belém (PA).

    O curso tem como área de concentração “Saúde e Meio Ambiente” e quatro linhas de pesquisa que são Estudo da Saúde e seus Agravos na Família e Comunidade no Contexto Amazônico; Processo Saúde-adoecimento e seus Determinantes; Gestão de Processos do SUS em ambientes amazônicos; Inovação tecnológica em assistência à saúde.

    A inscrição será realizada na secretaria da PPGSA, no Núcleo de Medicina Tropical, localizado na avenida Generalíssimo Deodoro, 92, bairro Umarizal. Ao se inscrever, o candidato deve apresentar a documentação e o formulário exigidos no edital, além do comprovante de pagamento da taxa.

    A taxa custa R$ 150,00 e deve ser paga através de depósito bancário para a conta da FADESP ( Banco 001 – Banco do Brasil, Agência 1674-8, Conta Corrente 99472-3). Candidatos à isenção devem estar inscritos no Cadastro Único do governo federal e comprovar baixa renda.

    A solicitação de isenção será realizada de 29 de outubro a 09 de novembro, com resultado publicado dia 13 de novembro. A prova teórica para todos será dia 11 de janeiro de 2019, das 9h às 11h, no NMT/UFPA.