Campanha agiliza cadastro de passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência


    Nesta terça-feira, 30, quarta-feira 31 de outubro e 1º de novembro deste ano será realizado o evento “Ir e vir: Direito de Todos e Todas. Campanha de Cadastramento e Recadastramento do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência”, que ocorrerá de 8h às 12h e de 14h às 18h, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado na Av. Almirante Barroso nº 1765, em Belém.A campanha foi definida após audiência pública decorrente do processo administrativo que tramita perante a Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência, Idosos e Acidentes de Trabalho. O evento envolve parcerias com o Governo do Estado, através do NAC e Projeto Existir, Sespa e Seaster, bem como apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e demais órgãos de defesa dos direitos deste público. 

    A carteira terá a utilização de QR Code, o que diminuirá o número de falsificações, garantindo o acesso gratuito dos usuários ao transporte intermunicipal de forma moderna e segura. O documento poderá ser utilizado no transporte terrestre e hidroviário em todos os 144 municípios do Estado do Pará. O modelo permitirá que o usuário utilize o passe por meio de um aplicativo no telefone celular.A Arcon já começou no mês de junho a realizar o recadastramento para emissão da nova carteira para portadores de deficiência, com a expectativa de entrega dos documentos neste segundo semestre, pois o cadastro e recadastramento terá de ser finalizados até o último dia de dezembro de 2018, para que, a partir de janeiro de 2019, os portadores de necessidades possam iniciar a utilização do novo modelo da carteira.


    Serviço
    Evento: “Ir e vir: Direito de Todos e Todas. Campanha de Cadastramento e Recadastramento do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência”.

    Data: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro

    Horário: 8h às 12h e 14h às 18h, com abertura oficial às 9h

    Local: Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), Av. Almirante Barroso, 1765, entre Travessa Angustura e Barão do Triunfo, bairro Marco, Belém.

    Documentos necessários:
    – 2 fotos recentes e iguais;

    – Original e xerox do CPF, RG, comprovante de residência, laudo médico (caso a deficiência não seja física e não facilmente perceptível pela junta médica do local) e cartão SUS.Acompanhante: original e cópia do CPF e RG.