CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA VAI ABORDAR A REVOLUÇÃO BIM NAS ENGENHARIAS

     

     

    O 3° Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, realizado pela UNAMA – Universidade da Amazônia, está sendo realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia até o dia 27. Entre os palestrantes está a Engenheira Civil Carla Barroso de Oliveira Leão, profissional formada pela UNAMA que discorrerá sobre “Revolução BIM nas engenharias”, na manhã de sábado, às 12h.


    A palestrante, que é professora da Universidade Federal de São Carlos, explica que o BIM – Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) chegou para provocar uma mudança completa no mercado de projetos de engenharia, arquitetura e construção (EAC). “Trata-se de um conjunto inter-relacionado de políticas, processos e tecnologias para gerenciar a essência do projeto, construção/operação de edifícios e dados associados ao formato digital em todo o ciclo de vida do edifício”, explica a engenheira.


    Este modelo digital permite o desenvolvimento de protótipos virtuais, possibilitando variadas simulações, sendo capaz de melhorar a gestão, incrementando a produtividade e a qualidade das obras. “Na prática, desenhos deixam de ser representações abstratas e passam a absorver especificações técnicas. Uma simples parede, no BIM, transforma-se em uma parede de tijolo cerâmico 9 x 19 x 24 cm, com chapisco, emboço/reboco e pintura bege, incluindo suas respectivas espessuras”, cita a professora.


    O Reino Unido é a referência no uso da tecnologia. Na América do Sul, o Chile foi o pioneiro na adoção da tecnologia BIM em projetos públicos. “A importância de levarmos este conhecimento para um encontro como este, é alertar os nossos futuros profissionais sobre as perspectivas profissionais. Em maio de 2018, o governo brasileiro publicou o Decreto Federal 9.377, que oficializou a Estratégia Nacional para a Disseminação do BIM (Estratégia BIM-BR) no Brasil, definindo diretrizes e metas para a adoção da Metodologia, então é necessário que nossos alunos estejam a par deste contexto”, reforça a palestrante.


    A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis no site: eventos.sereduc.com.