Dois alunos de Abaetetuba/PA representam seu estado na 33ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico.

Dois jovens pesquisadores de Abaetetuba (PA) representam o estado na 33ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 25 de outubro de 2018, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

O aluno Washington Ferreira Nascimento Filho do Inove Sistema de Ensino, estudou o caroço de açaí como matéria para a composição de uma massa modelável. A partir de um composto com os resíduos do açaí, é possível fabricar painéis mais resistentes que os de MDF, peças para máquinas e até armações de óculos. O intuito da pesquisa foi dar um destino correto aos caroços, que se acumulavam em toneladas, atraindo insetos e entupindo esgotos. A estudante Dirlen Ribeiro Pantoja, do Clube de Ciências de Abaetetuba pesquisou as técnicas utilizadas por agricultores familiares para a propagação vegetativa. O projeto traz como proposta, a preparação de áreas experimentais de diferentes culturas, visando superar os problemas encontrados da agricultura. 

Mais informações em www.mostratec.com.br .