Ensaio geral do Auto de Natal das Crias do Curro Velho

50
Mais de 150 crianças e adolescentes vem ensaiando há mais de dois meses para um espetáculo que já se tornou tradição na programação de fim do ano das Oficinas Curro Velho: o Auto de Natal. Organizada pela Fundação Cultural do Pará, a apresentação reúne crianças e adolescentes de seis a 15 anos, em torno de performances teatrais, corporais e musicais. Denominado “Pastorinhas: o Natal de todos”, o espetáculo será apresentado nesta sexta (15) e sábado (16), no anfiteatro do Curro Velho, a partir das 18h30, com entrada franca.
“A apresentação faz parte do Projeto de Iniciação Artística que desenvolvemos há 25 anos na Fundação Cultural do Pará”, afirma o coordenador de Linguagem Corporal da FCP, Jorge Cunha. A preparação vem sendo feita desde setembro com oficinas específicas de teatro, dança e música. Segundo a instrutora da oficina de Teatro, Alice Maria, cria do Curro Velho e atualmente estudante do curso de Teatro da Universidade Federal do Pará (UFPA), a preparação requer um trabalho diferenciado, que contemple as diferentes experiências, personalidades e histórias de vida, como é o caso das crianças atendidas pela instituição. “Nossa proposta é buscar a coletividade para absorver toda forma de conhecimento possível”, comenta.
Desde o início das oficinas as crianças estão trabalhando as cenas com aquecimento de corpo e voz. Alice Maria conta que algumas delas têm mais facilidade para ações corporais do que para experimentações com a voz. E com base na observação dessas afinidades é proposto um desafio. “Nesse espetáculo, propomos a elas que cantem o maior número de músicas existentes na montagem, mas muitos estão superando e conseguindo passar uma emoção de gente grande nas interpretações durante os ensaios”, afirma.
O ensaio geral do Auto de Natal será nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, às 17 horas.

Socel News – Blog do jornalista Celso Freire

Compartilhar