Cineclube Alexandrino Moreira exibe o clássico “O Conformista”

112

Seguindo a programação de novembro, que celebra os 50 anos de Cineclubes da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), o Cineclube Alexandrino Moreira, que funciona na Casa das Artes, unidade da Fundação Cultural do Pará (FCP), exibe nesta segunda-feira (13), às 19h, o clássico “O Conformista” (1970), do diretor Bernardo Bertolucci. A sessão contará com um debate após a projeção, coordenada pelo presidente da ACCPA, Marco Antônio Moreira.
Indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado e ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 1972, “O Conformista” é um filme italiano, francês e alemão, escrito e dirigido por Bernardo Bertolucci. O roteiro foi adaptado do romance homônimo de Alberto Moravia.
Na trama, passada em Roma de 1938, Marcello (Jean Louis Trintignant) acaba de aceitar um trabalho para Mussollini e flerta com uma bela jovem, o que faz com que ele adote uma atitude cada vez mais conformista. Em sua lua de mel, ele resolve viajar a Paris e aproveita para cumprir uma missão designada por seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país.
Fundada em meados dos anos 60, com o objetivo de formar uma nova platéia de espectadores que valorizasssem o cinema como arte, a ACCPA, mudou o perfil do público de cinema de Belém. Hoje apoia os novos espaços do chamado cinema alternativo da capital, como o Cineclube Alexandrino Moreira e o Cine Líbero Luxardo da FCP, colaborando, assim, para um novo panorama do cinema local.
Serviço:
Filme O Conformista (1970), do diretor Bernardo Bertolucci. Dia 13 de novembro (segunda-feira), às 19h, no Cineclube Alexandrino Corrêa (Casa das Artes – Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré). Entrada franca.

Socel News – Blog do jornalista Celso Freire

Compartilhar