Seminário discutirá respeito à diversidade religiosa no Pará

7
Entre os dias 10 e 11 de outubro será realizado o seminário “Diversidade Religiosa: Respeito à Religião também é um Direito”. O evento é uma articulação do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR), junto com a Ouvidoria do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS), o Grupo de Trabalho de Matriz Africana, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará e com a Delegacia Geral do Estado do Pará. O seminário será das 8h30 às 17 horas, no Auditório A da Delegacia Geral e contará com a presença de diversas autoridades religiosas e representantes do Estado.
Na data 11 de outubro, segundo dia do seminário, haverá uma reunião de institucionalização do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa no Estado do Pará, que foi solicitada pelo Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, ligado ao Ministério Nacional de Direitos Humanos e deve contar com a participação de diversos representantes de instituições religiosas, além de autoridades e gestores de políticas públicas.
Para a sacerdotisa de nação Angola do Candomblé, Mametu Nangetu, que está no segundo mandato como representante do Pará no CNRDR, fazer a cultura de paz e ter respeito mutuo é fundamental para que possamos ter um mundo melhor. “É de extrema relevância que a gente trabalhe com a diversidade religiosa. É salutar que respeitemos todas as religiões. O racismo, a intolerância, o desrespeito com a nossa ancestralidade está demais. Todas as religiões são boas. Depende de cada um se encontrar no seu lugar”, lembra a afro religiosa que também compõe o Grupo de Trabalho de Matriz Africana do Conselho de Segurança Pública do Estado.
A Secretária Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Flávia Piovesan, afirma que o evento vai fortalecer o espírito de respeito e aliança. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do Governo do Pará, em especial a Ouvidoria do SIEDS, pela promoção do seminário. Com certeza esse momento somará conteúdo e dará força às discussões que também se estabelecerão na reunião descentralizada do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa que ocorrerá no Estado, parceria do Governo Federal com a Ouvidoria. Relevante mencionar que no bojo dos eventos também ocorrerá a instalação do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa, mais um mecanismo de participação e articulação para uma pauta tão importante. Nos dias de hoje, faz-se imperativo fomentar o debate e promover iniciativas de respeito à liberdade religiosa e à laicidade do estado, haja visto o crescimento das denúncias sobre casos de violência e intolerância religiosa, como as que recebemos por meio do Disque 100”.
SERVIÇO:
Seminário “Diversidade Religiosa: Respeito à Religião também é um Direito”.
Dias: 10 e 11/10/2017
Início: 08h30
Local: Auditório A da Delegacia Geral do Estado do Pará (End.: Av. Gov Magalhães Barata, 209 – Nazaré, Belém – PA)
Informações: (91) 3184-2909 / 98843-7443

Socel News – Blog do jornalista Celso Freire

Compartilhar