Encontro discute a psicologia escolar na Amazônia

21

O I Encontro Regional Norte de Psicologia na Educação (PSINAED) começa nesta sexta-feira, 21, e segue até sábado, 22, no Hotel Princesa Louçã, em Belém. O evento organizado pela Faculdade de Psicologia da UFPA, em parceria com pesquisadores dos demais Estados da Região Norte, tem o objetivo de articular o debate sobre o panorama atual da psicologia escolar, estimular a formação de redes de pesquisa e refletir sobre a prática do psicólogo escolar na Amazônia.
Inscrições – O evento é voltado para profissionais e estudantes que atuem na psicologia no contexto educacional. Para participar são necessários o preenchimento do formulário online e o pagamento da taxa de inscrição. Para profissionais da área o valor é de R$ 100,00, para estudantes, R$ 70,00. A quantia deve ser depositada em conta do Banco do Brasil (Agência: 3702-8; Conta corrente: 99.472-3) e o comprovante deve ser enviado para o e-mail psinaednorte@gmail.com.
Programação – O formato do evento intercala momentos mais técnicos e científicos com espaços de diálogos críticos e problematizem a educação brasileira. Sendo assim, durante os dois dias, haverá mesas-redondas, apresentação de trabalhos (as submissões já foram encerradas) e rodas de conversa.
A abertura do encontro será com a doutora Aline Menezes, representante do Pará na comissão organizadora e professora da Faculdade de Psicologia da UFPA. A primeira conferência vai tratar das políticas públicas educacionais e seus impactos regionais, com o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo (NEPEC) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Paulo Sérgio Corrêa.
Ainda no dia 21, haverá duas mesas-redondas, uma sobre a democratização do ensino e outra sobre formas da psicologia escolar ir além dos muros da escola. Neste dia, também ocorrem as rodas de conversa. Entre os assuntos que serão debatidos, estão os desafios e as possibilidades do psicólogo escolar nas redes públicas e privadas e a utilização da psicologia escolar na inclusão.
No dia 22, o encontro começa com a apresentação de trabalhos e, posteriormente, com mais uma mesa-redonda, dessa vez discutindo a psicologia escolar no desenvolvimento de programas institucionais. A conferência de encerramento será realizada por Meire Viana, do Instituto Crisálide, em Fortaleza, e fará uma abordagem sobre o panorama da psicologia escolar no Brasil. Conheça a programação completa aqui.
Importância – O diferencial do PSINAED é contar com uma comissão organizadora interestadual, com um representante de cada Estado da Região Norte. Segundo a comissão, essa ação foi pensada para integrar os Estados da região, tendo em vista as particularidades sociais, históricas e geográficas que normalmente dificultam essa interação.
Além disso, o encontro reforça a necessidade de se discutir as Políticas Públicas educacionais em relação ao contexto político nacional, analisando a realidade da implementação dessas ações na Região Amazônica.
Serviço
I Encontro Regional Norte de Psicologia na Educação (PSINAED)
Data: 21 e 22 de abril de 2017
Horário: 9h às 18h

Local: Hotel Princesa Louçã. (Av. Presidente Vargas, 882. Campina, Belém – PA)
Socel News

Compartilhar