Orquesta Altino Pimenta se apresenta no Theatro da Paz

7
Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa/UFPA) abre nesta quarta-feira, dia 19 de abril às 20h, sua temporada 2017 com uma apresentação gratuita no Theatro da Paz. No repertório músicas clássicas que são familiares ao grande público. A entrada é franca. O evento inclui a abertura da ópera O Guarani, de Carlos Gomes; algumas danças do Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky; o primeiro movimento da Sinfonia Inacabada de Schubert e a 8ª Sinfonia de Dvorák completa. E, embora seus nomes pareçam desconhecidos, a melodia e ritmos únicos de cada uma dessas obras está entre as mais conhecidas da maioria das pessoas, por suas referências no cinema, rádio e televisão.
A divulgação da música clássica é o principal objetivo desta temporada da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da UFPA. “O repertório orquestral ainda permanece distante da realidade da maioria das pessoas, que o consideram como algo difícil, longíquo e fora do seu cotidiano embora, as vezes, eles permaneçam mais próximos e nos sejam mais familiares do que se imagina, já que todos crescemos ouvindo parte dessas obras, por exemplo, em desenhos animados!”, conta a produtora da orquestra, Audrei Alencar.
Em 2017, a Orquestra também prevê apresentações destas e outras obras em cidades fora da Região Metropolitana de Belém, nos municípios onde a UFPA possui campi, facilitando a popularização da música erudita.
E além de oferecer entretenimento ao grande público a execução destas peças ajudam os músicos formados pela universidade a dominarem esse importante repertório, contribuindo para a formação de jovens que estão entrando no mercado de trabalho.
Orquestra da UFPA – Fundada em 2011, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta recebeu este nome em homenagem ao músico paraense Altino Pimenta, que enriqueceu o cenário musical do estado com suas composições. Atualmente ela conta com 70 músicos dentre alunos da instituição e alguns convidados, e dedica-se não somente em fazer concertos dos clássicos universais como também em dar destaque para a produção musical paraense.
Dentre as suas principais apresentações estão a montagem experimental da Ópera Don Pasquale (de Gaettano Donizetti), a participação no Festival Música na Estrada 2015 e 2016 em Belém e em Macapá, a produção da Ópera La Traviata (de Giuseppe Verdi), e a realização do Ciclo Beethoven, com apresentações de todas as nove sinfonias completas deste compositor, exibidas ao longo do ano de 2016. Tem como regente titular o Maestro Miguel Campos Neto que desde a sua fundação desenvolve o trabalho da orquestra.

Socel News

Compartilhar