UFPA prepara Semana do Calouro 2017

20

Depois de muito esforço, eles conquistaram uma vaga na maior universidade pública do Estado e, agora, aguardam ansiosos o início das aulas. Mas, antes que eles sentem em suas carteiras, a Universidade Federal do Pará (UFPA) aguarda-os para as merecidas “boas-vindas” na Semana do Calouro 2017. De 17 a 20 de abril, os cerca de 8 mil novos universitários paraenses serão “apresentados” à Instituição.  A programação deste ano será diferenciada. A cada dia, os calouros de uma área do conhecimento serão recepcionados no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) para uma aula magna dirigida. Nesta segunda-feira, os alunos das Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e suas Tecnologias serão os primeiros a assistir à sua aula magna específica. 

Na terça-feira, dia 18 de abril, é a vez dos estudantes aprovados para um dos cursos ligados às Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias receberem as boas-vindas da UFPA. Os calouros das Ciências Biológicas e da Saúde e suas Tecnologias irão à UFPA no dia 19 de abril, enquanto os estudantes aprovados para cursos de graduações nas áreas de Linguagens, seus Códigos e suas Tecnologias participam da programação no dia 20 de abril.

Evento irá destacar oportunidades oferecidas pela UFPA aos estudantes – Após cada aula magna, os calouros 2017 poderão saber mais sobre as oportunidades existentes para concorrer a auxílios, bolsas e para a participação em mobilidades acadêmicas, ou seja, intercâmbios nacionais e internacionais.
Por outro lado, a Diretoria de Apoio Cultural da Pró-reitoria de Extensão (DAC/Proex) também está preparando uma programação cultural para a recepção dos novos estudantes da Universidade, e diversos grupos artísticos da UFPA se apresentarão ao longo do evento.
O tema da programação 2017 da UFPA é “Políticas Universitárias de Humanização: Qual o meu papel?” e busca refletir sobre como cada pessoa, aluno ou servidor da Universidade, pode colaborar para melhorar a sua realidade na Academia. “O tema discorre sobre a responsabilidade que todos os atores da comunidade acadêmica, professores, técnicos e alunos, têm na construção de políticas universitárias de humanização, que tornem nossa convivência diária cada vez mais profícua e engrandecedora.”
Ações voltadas aos calouros serão destaque – Além da programação principal, no mesmo período, a UFPA realizará várias atividades voltadas aos calouros. Uma delas é a já tradicional campanha “O Papel do Calouro da UFPA”,  que arrecada os materiais usados pelos estudantes durante sua preparação para o vestibular a fim de doar livros e apostilas para o Projeto Universidade Aberta (PUA) e encaminhar o que não pode ser reaproveitado desta forma para cooperativas de catadores inscritas na Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura da Universidade.
Outra iniciativa que aguarda os calouros 2017 da UFPA é a programação “Empreendedorismo: Curta essa ideia”, promovida pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec). O evento satélite busca revelar características empreendedoras nos participantes e orientá-los a respeito das oportunidades de formação empreendedora que podem ser encontradas dentro da Universidade.
UFPA ainda recebe sugestões para o evento – A programação do evento ainda está em construção e até a próxima sexta-feira, dia 24 de março, centros acadêmicos e faculdades da UFPA podem enviar sugestões de atividades para a Semana do Calouro da UFPA. Basta mandar um e-mail para proeg@ufpa.br, com o título “Semana do Calouro 2017 – sugestão”.
A comissão responsável pela Semana do Calouro vai avaliar as propostas recebidas, mas ressalta que, além da programação principal, grande parte da recepção aos novos universitários é feita nas “Semanas do Calouro” organizadas pelas faculdades.
“O que fazemos é apresentar, em termos gerais, a Universidade a estes estudantes e orientá-los sobre temas mais abrangentes. Porém, a programação específica de cada curso, de cada faculdade, é tão importante quanto este momento e há atividades que são realizadas nesta segunda etapa da recepção aos calouros”, sinaliza o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg).
Informações sobre as “Semanas do Calouro da UFPA” organizadas pelas faculdades e pelos centros acadêmicos da Instituição também serão divulgadas pela Universidade em breve. Os organizadores que desejam divulgar suas programações podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da UFPA pelo e-mail ascom.ufpa@gmail.com.
Serviço:
Semana do Calouro da UFPA 2017
Realização: 17 a 20 de abril, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)

Socel News

Compartilhar