Na dúvida entre Galaxy S8 e iPhone 7 Plus? Conheça as especificações

Galaxy S8 Plus finalmente foi anunciado pela Samsung, trazendo novidades como a tela “infinita”, e agora é o concorrente direto do iPhone 7 Plus. O celular da Apple chegou seis meses antes, mas ainda é o rival a ser batido – pelo menos até a chegada do provável iPhone 7S Plus este ano. 

Juntos, iPhone 7 Plus e Galaxy S8 Plus constituem os principais tops de linha do mercado atual. Mas qual será que leva a melhor em um comparativo de especificações? O TechTudo analisou a ficha técnica dos dois smartphones e mostra abaixo em quais quesitos cada um deles sai ganhando.

Galaxy S8 e S8 Plus: testamos os celulares da Samsung com ‘tela infinita’

Galaxy S8 Plus ou iPhone 7 Plus: veja qual celular se sai melhor em comparativo (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy S8 Plus ou iPhone 7 Plus: veja qual celular se sai melhor em comparativo (Foto: Arte/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Design

O top de linha da Samsung traz a tela “infinita” como sua característica visual mais marcante. O display que ultrapassa as bordas, já presente no antecessor Galaxy S7 Edge, amplia a área de visualização sem precisar aumentar muito o tamanho do aparelho. O resultado é um celular de 173 gramas com 15,9 cm de altura, 7,3 cm de largura e 8,1 de espessura, medidas modestas considerando sua tela de 6,2 polegadas.

O melhor aproveitamento da área frontal pelo monitor também foi possível graças à retirada dos botões de tela inicial (home), lista de aplicativos e de função retornar – eles são virtuais. Por causa disso, o leitor de impressão digital foi realocado para a traseira, ao lado da câmera, que agora é completamente nivelada com a superfície.

O pouco espaço que sobrou na parte da frente – desconsiderando o display – tem cor preta. Na traseira, o aparelho apresenta opções de acabamento em preto, azul, prateado, dourado e lilás acinzentado (quase rosa). Assim como a geração anterior, o S8 Plus possui certificação IP68, o que significa que ele resiste à poeira e pode ser submerso na água em até 1,5 metros de profundidade, durante 30 minutos.

O iPhone 7 Plus traz dimensões parecidas. São 15,8 cm de altura, 7,7 cm de largura e 7,3 mm de espessura, resultando em um smartphone de 188 gramas. O display não ocupa tanto espaço na frente quanto o do S8+, em boa parte por causa do botão home com sensor de impressão digital integrado (Touch ID), posicionado bem embaixo da tela.

Uma das características físicas mais marcantes do iPhone 7 Plus é a ausência da tradicional entrada para fones de ouvido de 3,5 mm. A resistência à água, pelo lado positivo, foi uma novidade bastante comemorada na época do lançamento. O telefone é classificado como IP67, ou seja, resiste a mergulhos de até um metro por 30 minutos, além de aguentar poeira.

iPhone 7 Plus tem duas câmeras de 12 megapixels (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 7 Plus está disponível em seis opções de cores (Foto: Divulgação/Apple)

No momento, o aspecto do design mais comentado é a nova versão vermelha do celular da Apple, lançada no último dia 21. Ela se junta a outras cinco opções de cores: ouro rosa, dourado, prateado, preto fosco e preto brilhante. A frente pode ser preta (nas versões com traseira preta) ou branca (nas demais).

Tela

O top de linha da Apple ostenta uma tela resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) de 5,5 polegadas, com densidade de 401 ppi (pixels por polegada). Ela traz o recurso 3D Touch, introduzido nos iPhone 6S e iPhone 6S Plus, que identifica a pressão no toque do usuário para ativar diferentes ações. O display possui revestimento contra oleosidade e marcas de dedos.

No Galaxy S8 Plus, a tela possui 6,2 polegadas e resolução Quad HD+ (2960 x 1440 pixels). A densidade é maior, de 529 ppi, o que tende a gerar imagens mais nítidas. A Samsung colocou o vidro Gorilla Glass 5 para proteger o display, tornando-o mais resistente que o concorrente – pelo menos em tese.

Tela do Galaxy S8 Plus tem resolução Quad HD+ e 529 ppi (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Tela do Galaxy S8 Plus tem resolução Quad HD+ e 529 ppi (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Câmera 

Na análise da ficha técnica, a câmera principal do iPhone 7 Plus é a que possui as specs mais interessantes. Ela é composta por dois sensores de 12 megapixels, um acompanhando lente grande-angular (abertura de f/1.8) e outro com uma teleobjetiva (abertura de f/2.8). A inclusão do segundo elemento deu a capacidade de zoom óptico de 2x – isto é, sem perda de qualidade -, além de aumentar a captura de luz.

No zoom digital, ele consegue ampliar fotos até 10x e vídeos em até 6x. O Flash True Tone com quatro LEDs promete iluminar ainda mais o objeto da foto ou vídeo, permitindo boas imagens mesmo em ambientes escuros.

A câmera principal filma em 4K (30fps) e possui recursos de gravação como câmera lenta, time-lapse, vídeos com localização geográfica, captura de fotos de 8 MP enquanto grava em 4K e zoom durante a reprodução. O conjunto traz ainda estabilização óptica de imagem (OIS), sistema que faz as correções de fotos e vídeos diretamente no hardware, em vez de via software.

O Galaxy S8 Plus tem câmera de 12 megapixels na traseira, com uma lente de abertura f/1.7 e um flash LED simples. O sensor possui tecnologia Dual Pixel, que garante mais velocidade e precisão de foco. Ainda assim, trata-se de um único sensor, o que impede o zoom óptico, por exemplo.

O zoom no S8 Plus é digital, com aumento de até 8x. Assim como no rival, a câmera principal grava em 4K a 30 fps, filma em slow motion, tira fotos panorâmicas, possui estabilização óptica de imagem e foco automático.

Outra função também presente no iPhone 7 Plus é o modo retrato, com foco seletivo, que possibilita escolher a profundidade do campo e desfocar o fundo ou o objeto principal da foto.

A Samsung turbinou sua câmera principal com um modo profissional – que permite ajustar ISO, velocidade do obturador, exposição, tom das cores, foco manual e balanço de branco – e um modo comida, para os adeptos de capturas em restaurantes realçarem as fotos de alimentos automaticamente. Existem outros recursos ausentes no aparelho da maçã, como o hyperlapse e a capacidade de salvar fotos no formato RAW. No entanto, o hardware do componente traseiro do iPhone 7 Plus é significativamente mais poderoso, tendendo a gerar imagens melhores e mais versáteis.

Galaxy S8 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Galaxy S8 tem câmera traseira de 12 megapixels (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Por outro lado, a câmera frontal do aparelho da Samsung sai na frente. Ela conta com sensor de 8 megapixels, abertura de lente de f/1.7 e filma em QHD (1440p). Enquanto isso, a FaceTime HD do iPhone traz resolução de 7 megapixels, lente com abertura de f/2.2 e grava em Full HD (1080p).

As duas fazem a luz da tela funcionar como flash para as selfies, além de possuírem recursos de foco automático, HDR automático e detecção de rosto. A câmera secundária do iPhone possui ainda modo contínuo e controle de exposição. A do S8 Plus, por sua vez, tem como recurso extra etiquetas semelhante às do Snapchat, Instagram, Facebook e Messenger.

saiba mais

Armazenamento

O celular da Apple é apresentado em três versões: 32 GB, 128 GB e 256 GB – exceto os modelos preto brilhante e vermelho, que não contam com a opção de 32 GB. Assim como em todas as gerações anteriores, o iPhone 7 Plus não suporta armazenamento externo.

Já o Galaxy S8 Plus tem memória interna padrão de 64 GB e entrada para microSD de até 256 GB. Isso significa que ele pode chegar a 320 GB de espaço total, desde que a mídia seja comprada separadamente.

iPhone 7 Plus traz processador A10 Fusion, primeiro quad-core usado pela Apple em celular (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 7 Plus traz processador A10 Fusion, primeiro quad-core usado pela Apple em celular (Foto: Divulgação/Apple)

Processamento

O conjunto interno do Galaxy S8 Plus apresenta números maiores do que o do iPhone 7 Plus. No entanto, é sempre preciso lembrar: esses valores não significam necessariamente desempenho superior, já que eles trabalham com sistemas – Android e iOS – completamente diferentes.

Dito isso, vamos às especificações. O aparelho sul-coreano que será vendido fora dos Estados Unidos (incluindo o Brasil) virá com o processador Exynos 8895, um octacore com quatro núcleos de 2,3 GHz e quatro de 1,7 GHz. A memória RAM é de 4 GB.

No iPhone 7 Plus, o chip é o A10 Fusion, um quad-core de 2,34 GHz – o primeiro de quatro núcleos a alimentar o smartphone da companhia. Ele possui arquitetura de 64 bits e traz o coprocessador de movimento M10 integrado. A Apple não informa em seu site oficial a quantidade de RAM, mas testes de benchmark indicam que o aparelho tem 3 GB de memória.

Galaxy S8 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Galaxy S8 Plus possui memória RAM de 4 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Muitos aficionados por smartphones gostam de comparar os resultados destes testes automatizados de desempenho. Por enquanto sabemos que o Galaxy S8 Plus está à frente do iPhone 7 Plus. Eles fazem 205.000 contra 185.000 no AnTuTu, um dos mais populares aplicativos de comparação de performance. Ainda é preciso, porém, fazer uma avaliação mais aprofundada e também colocar o novo telefone da Samsung à prova em condições regulares de uso.

Bateria

A Samsung promete uma autonomia maior para o Galaxy S8 Plus. Segundo a fabricante, a bateria de 3.500 mAh consegue durar 15 horas usando 4G ou Wi-Fi. No iPhone 7 Plus, que tem capacidade de 2.900 mAh, a duração no 4G fornecida pela Apple é de até 13 horas. O S8 Plus também conta com carga rápida e carregamento sem fio, recursos que o rival não possui.

Sistema

Tal como o irmão menor, o iPhone 7 Plus roda o iOS 10. A versão mais recente do sistema da Apple trouxe como principais novidades a tela de bloqueio remodelada e uma Siri mais inteligente. Há também funções úteis e pouco conhecidas, como criação de notas colaborativas e um modo Hora de Dormir, que reduz a emissão de luz azul pela tela, o que causa insônia.

iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 7 Plus roda iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Galaxy S8 Plus chega com o Android 7.0 Nougat, a última versão do sistema do Google. Sua característica mais notável também está na assistente virtual; o Google Now virou Google Assistente, que agora está integrado a vários aplicativos e pode conversar ativamente com o usuário.

A Samsung também anunciou a assistente virtual Bixby, uma rival da Siri. O problema é que o software inteligente não será liberado logo no primeiro dia de vendas internacionais do S8 Plus. Os sul-coreanos disseram que ela será lançada “na primavera” do Hemisfério Norte. Até onde se sabe, a Bixby não compreende o português.

Preço e custo-benefício

Disponível no Brasil desde novembro do ano passado, o iPhone 7 Plus tem preço inicial de R$ 4.099, valor referente ao modelo com memória de 32 GB. O modelo de 128 GB sai por R$ 4.499 e o de 256 GB custa R$ 4.899.

O Galaxy S8 Plus tem lançamento no país previsto para 17 de abril, e até lá não saberemos o preço dele. Nos Estados Unidos, o produto foi anunciado por US$ 820 (aproximadamente R$ 2.576, em conversão direta e sem impostos). Embora não existam informações oficiais, é possível fazer uma estimativa a partir da geração anterior. Vale lembrar que o Galaxy S7 Edge chegou no Brasil um mês depois do lançamento lá fora, em março de 2016, custando R$ 4.299.

Galaxy S8: qual vai ser o preço do celular no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

  Galaxy S8 Plus iPhone 7 Plus 
Tela 6,2 polegadas Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels)
Processador  Exynos 8895 octa-core 2,3 GHz + 1,7 GHz  A10 Fusion quad-core 2,34 GHz 
Memória RAM  4 GB  3 GB 
Sistema operacional  Android 7.0 Nougat  iOS 10 
Armazenamento  64 GB; aceita cartão microSD  32 GB / 128 GB / 256 GB; não aceita cartão microSD 
Câmeras  12 MP; 8 megapixels  12 MP; 7 megapixels 
Bateria  3.500 mAh  2.900 mAh 
Tamanho e peso  159,5 x 73,4 x 8,1 mm e 173 gramas  158,2 x 77,9 x 7,3 mm e 188 gramas 
Preço médio  US$ 820 (cerca de R$ 2.580, sem taxas)  R$ 4.099 (versão de 32 GB) 

Techtudo

LEAVE A REPLY